Como escolher o carro ideal para o seu perfil? Saiba mais!

como escolher carro
6 minutos para ler

Comprar um carro é uma conquista para muita gente, afinal de contas se trata de um investimento que traz muito impacto na qualidade de vida das pessoas. Porém, há alguns aspectos que devem ser considerados e facilitam bastante na hora de selecionar um carro. Além de conhecer os tipos disponíveis, é importante ficar com aquele que mais se encaixa no seu estilo de vida e atende às necessidades de todos da família — e que também cabe no seu bolso.

Se você está pensando em como escolher seu carro, continue aqui e veja os principais fatores que devem ser considerados para a compra. Também vamos te ajudar a escolher se a melhor opção é um novo ou usado. Quais são as principais categorias de carro que se pode comprar? Acompanhe!

Hatch

Os modelos hatch são os preferidos de quem está comprando o seu primeiro carro, pois é um modelo compacto e muito bom tanto para estradas quanto para o ambiente urbano.

Existem diferentes categorias e preços, como o hatch compacto, médio, esportivo e premium. Vale lembrar que o carro compacto tem um espaço interno mais limitado, por isso é indicado para famílias pequenas.

Picapes

As picapes também têm variações de tamanhos entre si, podendo elas ser compactas, ou seja, derivadas da mesma plataforma de fabricação de carros populares.

Já as picapes grandes são potentes como os SUV, mas têm uma grande carroceria, o que pode ocasionar menor estabilidade ao atingir altas velocidades. Porém elas são bastante confortáveis em grandes viagens.

SUV

O modelo SUV (Sport Utility Vehicle) é um veículo utilitário esportivo, como o próprio nome diz. Ele traz traços de automóveis de passeio e de estrada em um só carro, unindo conforto, espaço e versatilidade. O seu design tem origem no estilo dos carros militares, por isso são grandões e bastante espaçosos.

Os modelos SUV são considerados carros bem luxuosos e com um design bastante sofisticado. Elas conseguem trazer um visual mais bruto unido ao luxo a potência, além de serem muito úteis no dia a dia. O SUV, hoje em dia, é um modelo que tem um dos maiores nichos do mercado automobilístico.

Sedan

Os modelos sedan são aqueles popularmente conhecidos pelo seu tamanho mais comprido. Eles oferecem uma boa base para o mercado, por conta dos tipos existentes e a variação de preços entre eles. Existem os sedans compactos, que são mais populares e não tão potentes e também os sedans premium, que já trazem uma maior sofisticação e potência de motor.

Os sedans premium são bons carros para a estrada, principalmente por causa dos seus motores 2.0, que podem alcançar altas velocidades sem perder a estabilidade. Ou seja, eles são indicados para pessoas que viajam bastante. O espaço interno também é um ponto forte, pois o conforto é a marca registrada desse tipo de veículo.

Como escolher carro ideal?

Considere o motivo da compra

Na hora de escolher um carro, o primeiro ponto que você deve considerar é o motivo da compra. As pessoas acabam tendo finalidades diferentes para o uso do veículo, por isso é necessário escolher o modelo que mais se encaixa nas suas expectativas.

Analise se você quer um carro para viagem, uso individual e até mesmo para toda a família. Considere também se você vai usar mais vias urbanas ou estradas. Existem tipos de carro que se encaixam em todas essas categorias.

Veja o seu orçamento

A compra de um carro é um alto investimento, então é necessário se preparar para pagar o valor total do automóvel. Veja o seu orçamento, analise quanto você tem para gastar e o quanto da rua renda você vai poder disponibilizar para um possível financiamento e para as despesas do carro.

O orçamento vai te ajudar a definir o tipo de carro que você poderá comprar, porque o preço varia muito de uma categoria para a outra.

Pense em sua rotina

Por fim, é importante também pensar em sua rotina. Se você utiliza muito o carro, então algo mais econômico e confortável é o ideal, visto que o gasto com combustível será bem maior. Caso você seja motorista tanto de estradas como de vias urbanas, é essencial escolher um carro que tenha bons indicadores nos dois tipos de via.

Se você faz viagens longas diariamente, então é melhor optar por desempenho. Ou se carrega muitas pessoas, o mais indicado é um carro espaçoso. Ou seja, considere as principais atividades que você fará com o veículo antes de decidir qual o melhor para comprar!

E sobre a compra do carro?

Quando vai comprar um automóvel, muita gente se depara com as opções de novo ou usado. Os novos são o sonho de muitas pessoas, por serem zero quilômetro e retirados diretos da fábrica.

Mas como todos sabem, os carros podem desvalorizar com o passar do tempo. Então, muitas vezes comprar um usado que esteja em excelentes condições de conservação acaba sendo uma opção mais vantajosa. Você não vai pagar tão caro quanto pagaria em um novo e poderá usufruir de um veículo bom e com o desempenho desejado.

Uma opção interessante é comprar carros seminovos ou usados em leilões. O preço de compra nesse tipo de negócio acaba sendo muito vantajoso, por conta dos valores abaixo da tabela. Para participar é muito simples, basta se cadastrar e ofertar lances. Se o seu lance atingir a expectativa do vendedor, o veículo anunciado será seu. Os leilões de veículos podem ser presenciais ou online, o que facilita a vida do comprador.

O que você achou das dicas sobre como escolher carro para comprar? Se interessou em ler mais posts como esse? Veja aqui 4 motivos para comprar carros usados e seminovos!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-