crescimento de financiamento de carros crescimento de financiamento de carros

Entenda o crescimento de financiamento de carros e como está o mercado

6 minutos para ler

A economia mundial foi amplamente afetada pelo advento do novo coronavírus — e as implicações que a pandemia trouxe em termos de isolamento social — e as alterações necessárias nas relações de produção. Por isso, entender o crescimento de financiamento de carros e como está o mercado pode ser muito interessante.

Ao contrário do que algumas previsões mais pessimistas apontavam, o setor automotivo vem contando com ampla demanda e apresentando excelentes sinais de recuperação, o que vem elevando preços e abrindo os olhos do consumidor para possibilidades mais vantajosas, como o leilão. Continue lendo e compreenda melhor esse panorama!

O crescimento de financiamento de carros

O crescimento de financiamento de carros vem sendo marcante e revela uma tendência do mercado para os próximos meses. Em comparação ao ano anterior, houve um acréscimo de 14,7%, situação essa que também pôde ser percebida com motocicletas e outros veículos. São milhões de unidades financiadas, divididas entre novos e seminovos.

Os usados, aliás, foram outro ponto de atenção nesse período, uma vez que o mundo todo experimentou problemas de fornecimento de peças para a fabricação, fazendo com que a participação de modelos zero-quilômetro fosse reduzida no setor, especialmente nas versões de entrada. Com isso, as previsões para 2022 parecem ser bem interessantes.

Previsões do setor automotivo para 2022

É possível afirmar, com boa margem de segurança, que as previsões do setor automotivo para 2022 são bastante animadoras, uma vez que as montadoras estão se reinventando e o consumidor está aberto a novas tendências. Entretanto, é preciso compreender que isso vem fazendo com que os preços se elevem, dificultando a vida de muita gente. Confira.

Maior presença de seminovos

Seguindo o padrão que falamos anteriormente, uma das mais relevantes previsões do setor automotivo para 2022 é a maior presença de seminovos. O Brasil, aliás, é um lugar que se caracteriza pela grande paixão dos condutores por seus automóveis, o que faz com que o mercado de usados seja muito mais forte do que em outros países.

No ano vindouro, as explicações para isso são multifatoriais, estando relacionadas, sobretudo, com a questão de desabastecimento de peças e dificuldades na fabricação de muitos modelos. O fechamento de algumas fábricas no país, a facilidade de obtenção de crédito e de financiamentos também devem contribuir para isso.

Aumento nas vendas online

Outra das principais tendências para 2022 no setor automotivo é o aumento das vendas online. Embora a internet já esteja muito presente na vida das pessoas, é inegável que as demandas de distanciamento e isolamento social por conta da pandemia impuseram que o universo digital se tornasse um padrão.

Por isso, podemos destacar a criação de um novo conceito de “concessionárias virtuais”, o que nada mais é do que compras, vendas e negociações no ambiente da web, com o uso de sites, plataformas e aplicativos de comunicação. Por mais que a comercialização ainda se mantenha por meio físico, a grande rede veio ocupar um espaço extraordinário.

Compra de carros em leilão

Você já considerou comprar carros em leilão? Por mais que a produção de veículos novos deva ser retomada com maior relevância em 2022, os preços tendem a se manter elevados, especialmente para modelos mais completos, o que continuará fazendo dos seminovos uma alternativa muito inteligente para consumidores mais ponderados.

Muitas empresas leiloeiras estão cientes disso e oferecem excelentes opções em seus lotes, que podem agradar até ao cliente mais exigente. Como se não bastasse, além da excelente variedade e dos grandes descontos em relação ao mercado tradicional, vale ressaltar que essa modalidade também permite financiamentos, facilitando ainda mais a vida do comprador. 

Principais vantagens do financiamento de carros

Depois de entender o conceito e descobrir algumas das principais previsões do setor automotivo para 2022, vamos elencar algumas vantagens que você pode experimentar se decidir fazer um financiamento de carro. Acompanhe.

Possibilidade de uso imediato

Algumas pessoas pensam, por exemplo, na realização de um consórcio para a aquisição de um determinado bem. O conceito é simples: um grupo de pessoas se reúne e paga parcelas relativas ao valor do produto, com um sorteio que contempla um participante a cada mês. No entanto, isso pode fazer com que você leve anos para poder usar o que comprou.

Com um financiamento de carros, ocorre o exato oposto. Mesmo sem ter o dinheiro necessário para pagar à vista, você não terá que esperar para sair com o seu veículo. Assim que o dinheiro for liberado pelos bancos ou financeiras e os trâmites finalizados, você já sai dirigindo o modelo que escolheu, sem maiores dificuldades ou burocracias.

Pagamento adiantado de parcelas

Vamos supor que você conseguiu fazer um excelente planejamento e conseguiu superar as suas metas financeiras para um determinado período. Quando você faz um financiamento de carros, você pode usar esse dinheiro que sobrou para efetuar o pagamento adiantado de uma ou mais parcelas, amortizando o seu saldo devedor.

Dessa maneira, você reduz a incidência de juros ou mesmo outras taxas, além de ganhar poder de barganha para negociar bons descontos com o seu credor, que também é diretamente interessado em receber, não é mesmo? Isso pode ser uma ótima motivação para fazer um pouco de hora extra, pegar um freelance por fora e assim por diante.

Imensa variedade de alternativas

Não dá para falar das principais vantagens de financiamento de carros sem citar que a modalidade oferece uma imensa variedade de alternativas para o cliente. Se você quiser dar uma entrada mais robusta, por exemplo, é possível negociar juros mais baixos, diminuir o valor das prestações ou fechar um prazo de pagamento menor.

Por outro lado, você pode optar por financiar um modelo novo, usado ou mesmo de leilão, que já vem com grandes benefícios em termos de preços e possibilidades. Com a aprovação e finalização dos trâmites, rapidamente você já terá o veículo em sua posse, sem necessidade de esperas ou grandes demoras.

Agora você já sabe o que causou o crescimento de financiamento de carros e viu como essa pode ser uma excelente alternativa para quem deseja mudar de veículo ou simplesmente não aguenta mais andar a pé!

Entendeu melhor o crescimento de financiamento de carros e como está o mercado? Ficou interessado em adquirir um veículo em leilão? Então, confira nosso post que mostra como saber se um site de leilão é seguro!

Posts relacionados

Deixe uma resposta