investir em leilões investir em leilões

Por que investir em leilões? Saiba o que considerar

9 minutos para ler

Todo mundo busca uma forma de aumentar seus ganhos para não deixar seu dinheiro parado e, por isso, muita gente opta por investimentos. Porém, é importante ter certa segurança e cuidados nas negociações. Uma possibilidade que tem conquistado um bom espaço no mercado é investir em leilões.

Os leilões chegam com uma boa oportunidade de retorno financeiro, uma vez que comprar e revender pode ser muito lucrativo, tanto para o comprador quanto para o vendedor. No entanto, antes de pensar em investir na modalidade, é necessário levar alguns aspectos em consideração.

Caso você não conheça muito sobre o assunto, continue por aqui e veja quais os principais fatores a se considerar na hora de investir em leilões, bem como alguns riscos que envolvem todo esse processo. Você também vai aprender como investir em carros em leilões. Continue conosco!

O que considerar ao investir em leilões?

Esse é um investimento que vale muito a pena, quando você consegue encontrar a relação custo-benefício ideal. Isso significa que é preciso pesquisar, ser um bom observador e ter planejamento. Veja o que considerar.

Pense nisso como um empreendimento

Quando se pensa em investir em leilões, você não faz apenas uma aposta em um simples negócio — é necessário empreender. Faça um balanço das condições atuais da economia, veja como você pode entrar no mercado e esteja preparado para atuar como um profissional.

Vale destacar que esse tipo de atividade pode ser feita como um complemento da sua renda, sendo realizada ao mesmo tempo em que você trabalha em outro segmento.

Pesquise sobre o mercado

Os leilões podem ter diversas categorias, como imóveis, automóveis, eletrônicos, móveis, decoração e demais objetos. Porém, é mais comum investir em carros em leilões e em imóveis, visto que eles trazem um ganho muito significativo para o mercado imobiliário e o mercado automobilístico.

Sendo assim, pesquise aquele mais agrada e se encaixa tanto nas suas expectativas de retorno financeiro quanto ao seu orçamento disponível para fazer o investimento inicial. Os imóveis envolvem um valor maior a ser investido, mesmo assim, é um ramo que atrai muitos investidores. Afinal, o mercado imobiliário está aquecendo e traz grandes chances de bons negócios nesse segmento.

Já o leilão de automóveis é interessante para quem deseja despender de um investimento inicial mais baixo. Por conta de seu menor valor, eles são mais fáceis de revender, além do que em leilões, é possível encontrar preços abaixo do mercado, o que torna a revenda ainda mais atrativa.

Peça ajuda para quem já investe em leilões

Um leilão é um tipo de investimento fácil de ser realizado, não é nada que exija ser especialista para isso. Porém, é importante tentar entender o processo, antes de investir. Você pode conversar com alguém que já pratica essa modalidade para saber mais sobre o assunto e quais os cuidados necessários tomar durante um leilão.

Eles poderão ensinar a fazer os melhores lances, analisar boas ofertas e fazer o anúncio ideal para a venda. Essas pessoas que já trabalham com leilões, inclusive, vão mostrar os leilões mais confiáveis e seguros para poder investir.

Existem empresas que trabalham com leilões que podem auxiliar bastante nesse momento também. Entre em contato com elas para entender melhor como funciona e como fazer o primeiro investimento.

Uma boa opção para quem nunca investiu em leilões é conhecer o mercado a partir do leilão online. Essa alternativa é muito fácil de entender e tudo é feito virtualmente. As ofertas são disponibilizadas pela plataforma online da empresa gestora, assim como os lances, que também são feitos por lá.

Quais são os riscos de investir em leilões?

Os leilões são sempre bons investimentos por oferecerem riscos bem baixos para as partes envolvidas. Mesmo assim, por não ser muito popular no Brasil, é interessante dar atenção a alguns pontos.

Um dos principais riscos é a falta de atenção ao edital, pois nesse documento, constam todas as condições da compra, as formas de pagamento, a situação do bem, as possíveis dívidas e demais detalhes. Por isso, é sempre importante ler para não deixar passar nenhuma informação sobre o imóvel, automóvel ou outro item do leilão que você pretende investir.

Outro risco pode ser a falta de conhecimento do investidor com relação ao mercado. Antes de realizar o lance e iniciar uma negociação, é importante considerar o valor de mercado do bem, pois muitas vezes, você pode perder a oferta por não oferecer um lance que chegue perto das expectativas do vendedor.

Como minimizar esses riscos?

Esses riscos, mesmo sendo bem baixos, podem ser minimizados para se obter um bom resultado com o investimento. Muitas vezes, os erros ocorrem por falta de experiência com o leilão.

Você pode consultar a empresa que realiza os leilões e tirar dúvidas com outros participantes. Eles poderão ajudar com todas as suas questões, afinal de contas, um leilão não é um bicho de sete cabeças.

Para evitar os riscos no geral, é indicado contar com plataformas de confiança que elaboram esses leilões, pois elas podem tornar essas ameaças mínimas e pouco prováveis de acontecer.

Como investir em leilões com segurança?

Para investir em um leilão com segurança, é necessário ter muita atenção. Primeiramente, busque por uma gestora confiável e que tenha um site seguro, preferencialmente, com um selo que comprove isso. Essa certificação atesta que um portal oferece transações protegidas.

É necessário, também, analisar as ofertas, para saber se você estará fazendo um bom negócio, bem como dar lances que estejam de acordo com o seu orçamento. Analise as suas finanças e o valor disponível para fazer esse investimento nos leilões.

Veja quais são as possibilidades para o pagamento e quanto é necessário para investir no tipo de produto que você deseja, sejam imóveis, sejam automóveis ou, até mesmo, eletrônicos, dentre outros produtos.

Como investir em carros de leilões?

Usar essa modalidade para o investimento em carros é bastante vantajoso. Isso devido aos preços mais baixos do que os praticados no mercado, o que favorece a obtenção de lucro ao investir em carros em leilões.

Para começar, vale ressaltar que é relativamente simples participar desses eventos e encontrar ofertas interessantes para as suas expectativas. Talvez você não saiba, mas há muitas revendedoras de veículos que abastecem seus estoques em leilões veiculares, pois já entenderam as vantagens desse tipo de negócio.

Não sabe como começar? Acompanhe nossas dicas!

Compre mais barato, venda pelo valor de mercado

Os carros em leilão custam menos do que o valor praticado no mercado, em geral, baseado na Tabela Fipe. Isso porque são provenientes de processos judiciais, inadimplência (pessoas que compraram usando financiamento, mas não conseguiram arcar com as parcelas), renovação de frota de empresas ou recuperação de sinistros.

Escolha o leilão do qual vai participar

Agora que entendeu como pode ganhar dinheiro ao investir em carros em leilões, é preciso pesquisar aqueles que proporcionam boas ofertas e segurança nas operações. Pesquise sobre a atuação da empresa, sua credibilidade, se ela realiza leilões online e quais são os procedimentos para participar.

Verifique as taxas cobradas

Como estamos falando de um investimento, é importante que você saiba quanto, realmente, vai gastar para obter o carro e, depois, revender por um preço que vale a pena. Em geral, além do valor para arrematar o veículo, você precisará pagar pela taxa de comissão para o leiloeiro, as taxas de administração e a documentação.

Confira o estado do carro

Lembre-se de que ao investir em carros em leilões, você precisa saber antes se o veículo está em bom estado e quanto precisará gastar para manutenção, se for necessária. Você pode, até mesmo, levar um mecânico de confiança ao pátio onde ele se encontra para fazer uma avaliação mais detalhada.

Saiba quanto pode investir

Faça um planejamento ao participar do leilão. Organize as finanças e estabeleça um valor máximo que pretende pagar pelo veículo em que está interessado. Com esse teto em mente, ficará mais fácil não se perder durante as negociações.

Venda o veículo e lucre

Depois de participar do leilão, você precisará regularizar a documentação do veículo e fazer os reparos nele, se necessário. Então, é a hora de checar o valor dele na Tabela Fipe e anunciar para a venda. Com uma boa análise de mercado, certamente, terá lucros ao comprar por um preço mais baixo e revender o seu carro adquirido em leilão.

Essa é uma excelente forma de conseguir aumentar a sua renda, sem precisar deixar de lado suas outras atividades profissionais. Principalmente, se você optar pela participação em leilões online.

Por fim, vale ressaltar que, se você seguir todos esses passos, desde os fatores a serem considerados no momento de investir em leilões até os riscos que estão envolvidos, verá como vale a pena apostar nesse tipo de negócio.

E aí? O que você achou do nosso conteúdo? Gostou de aprender um pouco mais sobre o que considerar ao investir em leilões? Ficou interessado em ver mais assuntos como esse ou, até mesmo, conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato com a nossa empresa, pois vamos ajudar em tudo aquilo que você precisar!

Posts relacionados

Deixe um comentário