Leilão de carros antigos: 7 dicas para fazer uma boa escolha

leilão de carros antigos
6 minutos para ler

Com a popularização da internet e a busca constante por soluções mais práticas e econômicas para o dia a dia, muitas pessoas estão procurando novas opções para adquirir produtos de qualidade, pagando um preço justo por isso. Portanto, se você está pensando em participar de um leilão de carros antigos, não deixe de conferir as dicas para fazer uma boa escolha.

Os automóveis podem ser extremamente valorizados, sobretudo quando pensamos nos clássicos, mas o universo leiloeiro é uma alternativa para que você tenha o modelo que sempre desejou, da marca que melhor atende às suas expectativas. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!

1. Leia o edital do leilão de carros antigos

Uma das primeiras dicas para fazer uma boa escolha em um leilão de carros antigos é ler atentamente o edital. É possível fazer isso antes mesmo de juntar dinheiro para realizar esse investimento, de forma que você vá se familiarizando com o tempo e ganhando confiança para tomar uma decisão mais acertada.

Felizmente, essa não é uma tarefa complexa, uma vez que os editais são disponibilizados com antecedência e oferecem todas as informações sobre o processo. Ali, você encontrará dados como datas, horários, lances iniciais, meios de pagamento, condições dos veículos, se existe alguma pendência e o local do evento, no caso da modalidade presencial.

2. Pesquise tudo sobre a empresa

Antes de participar de leilões, você deve procurar o máximo possível de informações sobre a organizadora do evento, seja pela internet ou presencialmente. A empresa precisa fornecer todos os dados relevantes sobre a sua operação, assegurando que seja uma instituição idônea e que ofereça uma boa margem de segurança para os seus clientes.

Com isso, você se assegura de estar participando de uma transação autêntica e não de fraudes, podendo escolher o modelo e a marca de sua preferência, sem maiores dores de cabeça. Caso ainda fique com alguma dúvida, dê uma olhada no site oficial e nas redes sociais da organização. Somente depois disso é que você pode pensar em fazer seus lances.

3. Compare com os preços no mercado

Outra dica muito importante na hora de comprar qualquer automóvel é fazer uma comparação com os valores praticados no mercado, afinal, esse não é um investimento pequeno. Uma das maiores vantagens do leilão é justamente a capacidade de oferecer itens de alta qualidade, mas muito mais baratos do que as aquisições feitas por outras modalidades.

A própria internet facilita essa tarefa e você não precisará bater perna por aí para comparar preços. Basta utilizar, de forma inteligente, os buscadores como o Google, além dos portais de vendas que fazem transações de veículos. Com isso, você não corre o risco de dar um lance alto demais, na ansiedade de arrematar antes dos outros participantes.

4. Avalie bem a condição do carro

Vamos supor que você já leu o edital, pesquisou sobre a empresa e comparou os preços praticados no mercado. Agora, é hora de partir para ações mais práticas e avaliar bem a condição do automóvel. Em leilões de veículos, há versões para todos os gostos e bolsos, especialmente para quem gosta de escolhas mais pontuais, como carros antigos.

Você também poderá encontrar modelos em boas ou más condições, e é preciso saber qual a sua intenção antes de dar seu lance: sair dirigindo, fazer pequenos reparos ou mesmo encarar um grande projeto de restauração. Dependendo do estoque do evento, você pode se deparar com uma oportunidade excelente, por um preço muito menor do que esperava.

5. Não dê lances sem verificar a empresa

O leilão pela internet já vinha ganhando muito espaço nos últimos anos, uma vez que é uma opção bastante prática e que permite que as pessoas encontrem o item que bem desejarem, sem sequer terem que sair de suas casas. Você pode encontrar imóveis, carros e muito mais, por preços bastante atrativos e dando apenas alguns cliques no computador ou celular.

Com o contexto da pandemia, esse mercado se desenvolveu ainda mais, por ir ao encontro das novas demandas de isolamento e distanciamento social. No entanto, vale a pena tomar alguns cuidados extras, como o de não dar lances sem verificar a empresa. Fique atento aos métodos de pagamento e sempre verifique o nome da empresa ou leiloeiro oficial.

6. Tente ser estratégico e calculista

Você escolheu o lote, encontrou o carro antigo que tanto buscava, pesquisou a empresa, avaliou o mercado e checou a conta. É hora de dar os seus lances, não é mesmo? Porém, para fazer isso sem arrependimentos no futuro, você deve ser estratégico e calculista, gastando apenas o que for razoável para não fugir de suas metas financeiras.

Avalie bem o item no qual está interessado e veja se esse é realmente um bom negócio. Os leilões costumam oferecer oportunidades excepcionais. Uma boa dica é separar uma quantia com a qual você esteja confortável e usar a sua racionalidade na disputa de preços para não estourar o valor final.

7. Informe-se sobre a retirada do carro

Seguindo as dicas anteriores, é bem provável que você tenha sucesso na aquisição de um carro antigo por meio de leilão. É uma forma inteligente de viabilizar esse sonho, encontrando modelos de marcas variadas, em poucos cliques e no conforto do seu lar, se você optar por empresas idôneas que trabalham com a modalidade online.

Ao arrematar o item, o passo seguinte é planejar a retirada da sua nova aquisição. Como estamos falando de veículos antigos, vale a pena se informar se existe algum pequeno problema, se ele tem combustível, se a bateria está funcionando e assim por diante. Informe-se antecipadamente para já se programar. 

Agora você já sabe tudo sobre o leilão de carros antigos. É uma forma inteligente e vantajosa de adquirir os veículos que você sempre quis, por um preço que você pode pagar!

Gostou de conhecer as dicas para fazer uma boa escolha no leilão de carros antigos? Quer conhecer uma empresa idônea e com alta expertise nesse mercado? Então, conheça agora mesmo nossos eventos!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-