8 perguntas e respostas importantes sobre leilão virtual

leilão virtual
7 minutos para ler

O mercado de leilões já é consolidado em muitos países pelo mundo e vem ganhando espaço no Brasil, uma vez que é uma excelente alternativa para quem está em busca de boas oportunidades de compra. Pensando nisso, separamos algumas das mais corriqueiras perguntas e respostas importantes sobre leilão virtual.

A própria pandemia de coronavírus reforçou a praticidade de fazer tudo por meio da internet  e, embora algumas pessoas ainda não estejam familiarizadas com essa possibilidade, você pode fazer aquisições de itens valiosos virtualmente, do conforto do seu lar e de forma segura. Continue lendo o post e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

1. Como funciona um leilão virtual?

Um leilão virtual, também chamado de leilão eletrônico ou online, nada mais é do que uma modalidade de compras por meio do maior lance, feita pela internet. Ainda que a plataforma utilizada seja a web, tudo deve ser feito em tempo real e praticamente todos os aspectos de um leilão tradicional são replicados.

O princípio é o mesmo: a maior oferta leva o produto. No entanto, para isso, são seguidos protocolos bem definidos, com certificados de segurança, assinaturas eletrônicas e critérios de sigilo de dados. Basta encontrar uma empresa especializada na atividade e analisar as informações que serão passadas no edital.

2. Quais são as regras dessa modalidade?

As regras de um leilão virtual, como dissemos, não mudam muito em relação ao modelo tradicional. Antes de todo o trâmite, será disponibilizado o edital, no qual constarão as principais informações sobre os bens a serem leiloados, assim como as características e regras estipuladas para o certame.

Tudo fica muito bem explicado e você deve perceber que, mesmo que esse seja um evento online, tudo ocorre com um horário específico e determinado anteriormente. Para que você possa dar seu lance em carros , motos, imóveis ou outros artigos, basta verificar os botões e links disponíveis na página do evento.

3. Quem pode participar do leilão virtual?

Os leilões virtuais não costumam apresentar restrições para os participantes e, para dar os seus lances, basta ter mais de 18 anos e seguir algumas etapas básicas, que podem variar um pouco de acordo com a empresa leiloeira. Em linhas gerais, você precisará fazer um pequeno cadastro com suas informações básicas e assinar o Contrato de Adesão do Usuário.

Uma vez que o site habilita o seu perfil, você já pode dar o seu lance, lembrando que esse cadastramento é único por pessoa e intransferível. Depois, para que a disputa seja justa e segura, você deve conhecer as condições de pagamento, taxas adicionais, exigências, prazos e detalhes de ofertas de lances.

4. Vale a pena comprar carros e imóveis dessa forma?

Um dos itens mais vendidos em um leilão virtual são os carros e eles podem, definitivamente, ser uma boa alternativa para você. O maior atrativo de comprar um veículo dessa maneira é que, via de regra, você pode achar excelentes oportunidades, pagando entre 30 e 50% mais barato do que os preços da tabela FIPE. O mesmo princípio vale para os imóveis.

Assim sendo, com um investimento bem menor, você tem a chance de comprar um modelo, uma marca ou a propriedade dos seus sonhos, sem que isso estoure o seu orçamento. Como se não bastasse, os automóveis oriundos de leiloes virtuais já estarão com suas dívidas de IPVA quitadas e qualquer informação relevante estará no edital.

5. Como evitar fraudes no leilão virtual?

O leilão online foi feito para ser uma modalidade segura e prática de adquirir artigos por meio da internet. No entanto, como em qualquer segmento do mercado, existem pessoas que desejam se aproveitar da boa-fé ou da falta de cuidado dos internautas. Para evitar que isso aconteça com você, é preciso seguir algumas dicas. 

Antes de mais nada, busque por empresas com boa reputação e experiência no ramo. Também é importante conferir o endereço do portal e se certificar que ele termine com “br”, pois o registro no Brasil exige isso. Fique de olhos atentos se os conteúdos possuírem erros de português, montagens nas fotos ou outras características suspeitas.

6. Como encontrar um site confiável?

Seguindo as dicas da pergunta acima, você amplia consideravelmente as suas chances de encontrar um site confiável de leilão virtual. Porém, se você anseia por um pouco mais de segurança, é interessante seguir mais algumas dicas. Mantenha a atenção quanto ao endereço, erros de grafia e atividades suspeitas.

Outro ponto crucial é a presença do selo “Leilão Seguro”, uma iniciativa da a ALEIBRAS (Associação da Leiloaria Oficial do Brasil) para listar quais as instituições que estão com a devida regulamentação no setor e disponibilizado somente para as empresas idôneas e em perfeita legalidade com nossa legislação na área.

7. Como acontece o arremate e pagamento?

Depois que você finaliza o seu cadastro e é habilitado pela empresa, já é possível fazer aquisições no site. Para tanto, é só entrar na disputa, conhecendo os termos e exigências de cada etapa. Você conseguiu juntar dinheiro , deu um lance certeiro, arrematou o bem que você queria em um leilão virtual: agora é hora de pagar.

Logicamente, cada empresa tem as suas próprias características e maneiras de fazer esse tipo de transação. No entanto, geralmente, apenas o que não é permitido é dinheiro em espécie. Os modos mais comuns são boletos bancários, cartões de crédito e o financiamento bancário. Ache a forma mais conveniente para você!

8. É possível visitar o pátio de veículos?

Por fim, outra das mais corriqueiras perguntas e respostas importantes sobre leilão virtual é sobre a possibilidade de visitar o pátio de veículos e conhecer os modelos disponíveis. Essa é uma maneira de trazer um pouco mais de tranquilidade, sobretudo para compradores menos experientes, que gostam de ver tudo com os próprios olhos. Também é possível fazer isso com imóveis, então vale checar a descrição ou entrar em contato com a empresa leiloeira.

Lembre-se que, no site, você encontrará as informações disponibilizadas no edital, assim como fotos dos mais variados ângulos e dados sobre possíveis avarias, além de telefones para contato e do SAC. Algumas empresas permitem e estimulam a visitação dos clientes, mas você precisa checar com cada instituição.

Essas são algumas das mais corriqueiras perguntas e respostas importantes sobre leilão virtual! Não deixe de contar com um site confiável par garantir um bom negócio! Dessa forma, você tem mais segurança para investir o seu dinheiro no automóvel, imóvel ou demais objetos do seu interesse.

Gostou de aprender um pouco mais com essas perguntas e respostas importantes sobre leilão virtual? Quer fazer compras em uma empresa com renome e credibilidade nesse ramo? Então entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-