Como comprar moto de leilão de forma segura?

como comprar moto de leilão
6 minutos para ler

Em tempos tão corridos quanto os dias de hoje, todos nós estamos em busca de mais praticidade em nossas rotinas. Essa realidade acaba se refletindo nas escolhas que fazemos para que possamos nos locomover com mais agilidade e, por isso mesmo, descobrir como comprar moto de leilão de forma segura pode ser muito interessante.

Essa é uma escolha que vem ganhando espaço no mercado não apenas porque os preços tendem a ser bastante atraentes, mas também porque as pessoas estão percebendo que não é preciso ser um comprador profissional para adquirir um item leiloado. Continue lendo esse conteúdo e aprenda mais sobre essa possibilidade!

Por que comprar moto de leilão?

Não dá para negar que a principal vantagem de comprar moto de leilão é o preço. Afinal, as importâncias são muitos mais atraentes do que as praticadas no mercado normal de veículos e, dependendo do caso, os lances podem ser iniciados com cerca de 50% do valor de tabela e isso, por si só, já é suficiente para despertar o interesse de qualquer um.

No entanto, diversos benefícios estão sendo descobertos pelos iniciantes nesse setor, que incluem, entre outros, a ampla variedade de marcas e modelos disponíveis, além de unidades com os mais variados estados de conservação, indo dos mais novos, passando pelos usados e chegando às barganhas para motocicletas batidas, por exemplo. 

Quais cuidados são importantes ao comprar moto de leilão?

Agora que você já percebeu alguns dos excelentes motivos para comprar moto de leilão, chegou a hora de descobrir quais são os principais cuidados que você precisa tomar para que a sua aquisição seja feita em total segurança e não traga dores de cabeça no futuro. Veja abaixo algumas dicas!

Veja a descrição da moto no anúncio

O primeiro dos cuidados ao comprar moto de leilão é ler muito bem a descrição da moto no anúncio. Isso é relevante porque você não apenas poderá encontrar o modelo e a marca que mais estão em sintonia com as suas demandas e necessidades, como também poderá obter informações importantes a respeito do veículo.

Analise detalhadamente os dados que estão sendo ofertados para você na divulgação e pondere se esse item é realmente o que mais lhe agrada. Lembre-se de que existem muitas opções para você e não hesite em observar as outras alternativas da mesma empresa. Dessa forma, você faz uma aquisição ideal para o que você realmente precisa!

Escolha um site de leilão confiável

A internet está democratizando o acesso das pessoas ao universo dos leiloeiros, como dissemos acima. No entanto, embora isso traga vantagens em termos de praticidade e isonomia de chances, outro dos cuidados ao comprar moto de leilão é escolher um site confiável, pois ele será o intermediário entre você e o veículo que você deseja.

Antes de mais nada, cheque o endereço físico fornecido na página, para saber se a empresa realmente existe, visto que golpistas tendem a fornecer endereços falsos. Outra ação estratégica é verificar se o leiloeiro possui registro na Junta Comercial de seu estado, pois apenas esses profissionais estão autorizados para atuar no ramo.

Leia atentamente o edital do leilão

Outra dica essencial que você deve seguir antes de efetivar a sua participação em um leilão de motos é fazer uma leitura atenta e minuciosa do famoso edital. Sempre que uma empresa séria do ramo e um profissional regularizado forem colocar itens à venda nesse segmento, eles farão esse tipo de declaração, que tem valor legar.

Nos editais, sejam eles de imóveis, carros ou motos, as pessoas podem encontrar as principais informações da propriedade, do veículo e até mesmo do evento em si. Nesse local, você pode obter os principais detalhes, como o valor mínimo de lance, a data, se é um artigo novo ou usado, quem é o proprietário, entre outros dados.

Quais são os diferentes tipos de leilão?

Você já aprendeu alguns bons motivos para comprar uma moto em leilão e quais são os principais cuidados a serem tomados quando você optar por essa modalidade de compra. Agora chegou a hora de conhecer os diferentes tipos de leilões, visto que existem muitos no mercado. Observe quais são.

Leilões de montadoras

Os leilões de montadoras ocorrem quando os veículos são colocados em leilão por algum motivo. Isso é muito comum, por exemplo, quando os fabricantes estão prestes a lançar uma nova geração ou modelo e, com isso, desejam deixar os pátios livres para recebê-los, sem unidades antigas encalhadas e ocupando espaço.

Leilões de recuperação financeira

Os badalados leilões de recuperação são promovidos, em linhas gerais, por bancos e instituições financeiras. Basicamente, eles ocorrem quando um cliente financiou um veículo e não conseguir pagar as parcelas em dia, caindo em inadimplência. Essas motos podem ser uma excelente opção, pois costuma estar em ótimo estado.

Leilões de seguradoras

Os leilões de seguradoras também são muito comuns e, na maioria das vezes, contam com os veículos recolhidos por essas empresas. Isso engloba as unidades recuperadas de algum sinistro, como roubos e furtos, por exemplo. Assim, pode existir algum dano, pequeno ou grande, dependendo da situação que esses carros ou motos passaram.

Leilões de órgãos públicos

Como o próprio nome já diz, os leilões de órgãos públicos reúnem os bens passivos das organizações governamentais. Esses eventos podem ser uma boa opção de investimento, pois incluem carros e motos que faziam parte de estatais ou de setores do governo. Geralmente, isso ocorre quando a frota vai ser modernizada.

Leilões de pessoa Física

Por fim, temos os leilões de pessoa física, uma modalidade que tem crescido bastante nos últimos anos e tende a aumentar ainda mais em um futuro próximo. Nesse tipo de leilão, um indivíduo qualquer se cadastra em um site de uma empresa do ramo e coloca seus próprios itens à venda, recebendo o valor alcançado no maior lance.

Agora que você já sabe como comprar moto de leilão de forma segura, basta definir o modelo e a marca que você deseja, realizar o cadastro em um site de leilão confiável e pronto: comece a dar os seus lances!

E agora, pronto para comprar moto de leilão de forma segura? Então não perca mais tempo e conheça nossas motos em leilão!

Você também pode gostar

4 thoughts on “Como comprar moto de leilão de forma segura?

Deixe uma resposta

-