Como participar de leilão de carros: dicas para você se planejar

6 minutos para ler

Quem nunca sonhou em comprar um automóvel? Ter a liberdade de ir onde quer e o conforto de não precisar depender de transporte público é uma conquista de muita gente. O problema é que o sonho pode empacar na hora da compra. Uma alternativa para isso é entender como participar de leilão de carros, uma forma mais barata e bastante vantajosa de adquirir seu próprio automóvel.

Os leilões implicam em lances ofertados pelos interessados em comprar os veículos disponíveis. É possível conseguir valores que chegam a ser 60% mais baixos do que se os veículos fossem comprados de forma convencional.

Mas nem todos sabem como os leilões funcionam e quais as reais vantagens que essa modalidade de compra oferece. Quer saber mais sobre o assunto e se preparar para o próximo lance vencedor? Continue a leitura!

Saiba as vantagens do leilão de carros

Não faz sentido você saber todo o passo a passo do leilão de carros, se não entender e conhecer suas vantagens, certo? Por isso, vamos começar o artigo mostrando para você por que você deve optar por esta modalidade de compra.

Além do preço bem abaixo do mercado, os leilões oferecem grande variedade de veículos usados e seminovos. A boa notícia é que existem opções para todos os gostos e bolsos: há carros populares e carros de luxo.

Outra vantagem é que existe a possibilidade de se contratar seguro para o carro que você comprar, sem contar a possibilidade de financiamento e atendimento personalizado — inclusive no pós-compra.

Prepare sua documentação antes do cadastro

Para participar dos leilões, é necessário que o interessado preencha todos os seus dados na plataforma online escolhida. Além disso, é preciso fornecer cópia digitalizada de RG, CPF e comprovante de endereço.

Na Vip Leilões, também é exigido que o comprador envie um documento assinado em que ele se declara ciente de todos os trâmites e processos dos leilões.

Fique atento ao edital

É muito importante que os participantes e interessados fiquem atentos ao edital do leilão. No documento estarão disponíveis todas as informações sobre o funcionamento, datas, prazos e especificações do veículo.

É no edital também onde constam as regras gerais do leilão. Também é importante ler a descrição do carro, onde você vai poder conferir detalhes do objeto leiloado, como ano de fabricação, estado de conservação, cores, opcionais, entre outros. É importante lembrar que um lance não pode ser cancelado, por isso, é importante ter certeza na hora de fazer a sua oferta.

Saiba quais carros estão disponíveis

Na Vip Leilões o interessado pode visitar os pátios da empresa e olhar os carros disponíveis para leilão. Assim, fica mais fácil conferir o veículo de acordo com o edital e, de quebra, contribui para a tomada de decisão. Pode ser uma etapa importante para quem ainda não está certo da compra ou para aqueles que precisam do estímulo visual.

No caso da Vip Direto, o comprador pode ver seu veículo após a compra. Isso acontece para evitar que comprador e vendedor entrem em contato um com o outro, fazendo com que a transação seja mais segura.

Importante lembrar que a segurança é um dos maiores pilares da Vip Leilões. Caso o veículo não esteja de acordo com o anúncio, o negócio é desfeito e o dinheiro é devolvido ao comprador.

Descubra o que deve ser pago após a compra

Como existem duas formas de leilão (Vip Leilões e Vip Direto), existem, também, duas formas diferentes de pagamento. Na Vip Leilões, o comprador deve pagar o valor do arremate acrescido de 5% para o leiloeiro. Além disso, é preciso arcar com as taxas descritas no edital.

Depois de identificado o pagamento, o cliente pode agendar a retirada do veículo em um dos pátios da empresa. Também há a possibilidade de solicitar o serviço de frete. O documento, então, é entregue em até 30 dias.

No caso da Vip Direto, o comprador deve pagar o valor do arremate acrescido de 5% de comissão para o leiloeiro. Assim que o pagamento é identificado, os dados das partes são divulgados e eles combinam a entrega do veículo.

Também pode ser feito frete por meio da Vip Direto. Quando acontece a entrega, é preciso que o comprador sinalize que o acordo foi cumprido — só então o valor é repassado ao vendedor. Tudo é acompanhado pela equipe de especialistas.

Entenda como é feito o documento de registro

O processo de registro do veículo adquirido por leilão é igual ao da compra convencional. Ainda assim, o veículo sinistrado, ou seja, que veio de seguradoras após acidentes, precisa ser desbloqueado.

Para isso, é necessário o desbloqueio no Detran. Ele precisa solicitar autorização para que o despachante realize o laudo do Inmetro, essencial para este desbloqueio. É preciso, ainda, fazer uma vistoria e apresentar todos os laudos. O desbloqueio pode demorar de 20 a 25 dias.

Saiba a diferença entre leilão online e presencial

A diferença entre os leilões está somente no meio utilizado para oferta dos lances, no caso do primeiro, de forma online. O processo é o mesmo: é preciso completar o cadastro no site, enviar os documentos solicitados, aceitar os termos e, então, dar os lances nos automóveis que mais interessar.

Não há burocracias com relação à restrição do nome do interessado: só é feita conferência de informações de RG, CPF e comprovante de endereço, para evitar golpes em nomes de terceiros.

Conheça a Vip Leilões

A Vip Leilões é uma empresa de leilões que oferece toda a segurança para as partes envolvidas. Além disso, também oferecem uma equipe especializada e disponível para oferecer todo suporte para os compradores. Existe, ainda, o diferencial de oferecer serviços de despachante, frete e lacre do veículo após a compra e antes da vistoria.

Como você pode ver, é importante saber como participar de leilão de carros. Além de aumentar seu leque de opções, você ainda consegue aproveitar todas as vantagens de valores e desburocratização das etapas de compra.

Agora que você aprendeu tudo sobre como participar de leilão de carros, que tal começar a planejar a compra ou a troca do seu veículo? Aproveite, entre em contato com a gente e veja como nós podemos ajudar você em mais essa conquista!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-