7 verdades e mitos sobre leilão de carros

mitos sobre leilão de carros
6 minutos para ler

Existem muitas maneiras pelas quais uma pessoa pode adquirir um bem de seu interesse, mas o fato é que, sobretudo nos dias atuais, encontrar formas seguras de economizar dinheiro ao fazer uma grande compra é algo muito importante. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas verdades e mitos sobre leilão de carros.

Essa é uma alternativa que vem ganhando espaço no mercado atual e que pode trazer inúmeros benefícios, mas que ainda é pouco conhecida por uma grande parte do público consumidor. Se você também tem alguns questionamentos sobre esse assunto, não deixe de continuar lendo esse post!

1. O valor dos carros é bem menor

Verdade! Não dá para fazer uma lista sobre as verdades e mitos sobre leilão de carros sem falar sobre o valor de compra. Afinal, esse é um dos assuntos que mais desperta o interesse quando alguém pensa em veículos leiloados e, de fato, eles podem custar muito menos do que comprando nas concessionárias ou mesmo direto do dono.

O valor de venda pode ser até 60% menor do que os preços de mercado. Existe uma série de razões para que isso aconteça, que vão desde a quantidade de bens, podem passar pela pressa que o antigo proprietário tem de vender e chegam até as demandas dos credores para receberem o que lhes é devido.

2. Todo carro de leilão tem problema

Mito! Um mito muito comum que é propagado sobre os carros de leilão é que eles sempre têm alguns (ou muitos) problemas, não é mesmo? Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais muitas pessoas simplesmente torcem o nariz para esse tipo de oportunidade, mesmo que os preços e as condições sejam muito interessantes.

Pois tenha a certeza de que isso não é uma verdade absoluta e você pode encontrar excelentes marcas e modelos sendo leiloadas em ótimo estado. Há opções para todos os gostos e, da mesma maneira que entram para os lances automóveis velhos ou acidentados, você também acha novos ou usados em perfeitas condições.  

Um leilão tem carros provenientes de seguradoras, que podem ser batidos ou vindos de alagamentos, mas essa condição sempre estará escrita na descrição do veículo, ou seja, você saberá de antemão. Na maioria dos casos, é possível checar o automóvel e seu interior, inclusive os novos e seminovos.

É importante ressaltar esse ponto, uma vez que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é comum encontrarmos automóveis em leilão com baixa quilometragem e em perfeito funcionamento. Os leilões de financeiras são os que costumam ter esses veículos em ótimas condições.

3. É possível financiar carros de leilão

Verdade. Esse é outro tema que gera um pouco de controvérsia nesse mercado, mas que é bem mais simples do que a maioria das pessoas pensa. É perfeitamente possível e até comum conseguir financiar um veículo com histórico de leilão.

Os modelos recuperados de financiamentos, por exemplo, são os que costumam apresentar as menores restrições para isso nesse segmento.

4. Não há seguro para carro de leilão

Mito! Esse é outro mito bastante difundido e que não faz sentido, afinal, um carro adquirido em leilão é um veículo como qualquer outro e, por isso, não há nenhuma justificativa para que uma seguradora se recuse a emitir uma apólice de proteção apenas alegando o fato dele ter sido comprado desta forma.

Da mesma maneira que ocorre com o financiamento, a diferença é que as empresas podem fazer algumas exigências e impor certas restrições. Essa é uma questão que dependerá exclusivamente da vistoria técnica. Vale lembrar que não poderão ser cobrados valores abusivos, em desarmonia com o que é feito no mercado local.

5. Qualquer um pode comprar carro de leilão

Verdade. Muito embora em um passado não muito distante boa parte das pessoas achasse que apenas profissionais poderiam fazer esse tipo de investimento, o fato é que os leilões de carro são eventos democráticos e justos — qualquer indivíduo maior de 18 anos pode aproveitar as suas vantagens e fazer uma aquisição por um preço muito menor do que os praticados no mercado.

Sobretudo após esse tipo de venda ter se tornado viável também por meio da internet, o que ampliou muito o acesso, tanto os clientes mais experientes quanto os iniciantes podem se dar muito bem. Todos os automóveis são divulgados e expostos à visitação previamente e a regra é a mesma: quem der o maior lance é quem ganha!

6. Carros de leilão vêm cheios de dívidas

Mito! Essa é uma boa notícia para quem está interessado pelos carros em leilão: você não terá que gastar mais dinheiro pagando dívidas que o veículo possa ter tido no passado. Quando você finaliza a aquisição, os débitos antigos são quitados, o que acaba sendo um bom mecanismo de proteção para os compradores.

No entanto, em alguns casos, isso pode ser um pouco diferente. Porém, quando a responsabilidade de eventuais dívidas for do comprador, isso estará descrito expressamente no edital e você não correrá o risco de ter uma surpresa desagradável depois da aquisição. Basta conferir.

7. Posso comprar um carro em leilão online

Por fim, um tema que também vem ganhando espaço nesse mercado são os leilões online. Como dissemos anteriormente, a popularização da internet e até mesmo o número mais elevado de dispositivos que conectam as pessoas com a web fizeram com que os iniciantes tivessem a mesma chance de um profissional na hora dos lances.

Nos dias de hoje, uma grande parte das empresas gestoras de leilões realiza uma versão digital de suas vendas, para que os interessados possam participar sem que sequer tenham que sair das suas casas para comprar carro mais barato. As melhores organizações do ramo fazem isso com total segurança, atualizações em tempo real e em uma interface amigável. 

Como você pode ver ao longo deste conteúdo, existem muitas verdades e mitos sobre leilão de carros, mas o conhecimento sobre o setor pode fazer com que você veja que existem excelentes oportunidades de compra se você souber como procurar e, na hora certa, fizer um lance certeiro! 

Você gostou de conhecer essas verdades e mitos sobre leilão de carros? Ficou interessado em adquirir um? Então não perca mais tempo e confira o nosso guia para comprar carros em leilões!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-