4 formas de ganhar dinheiro com carro

ganhar dinheiro com carro
7 minutos para ler

Muitas pessoas acabam pensando que um carro não é investimento, visto que, com o tempo, o veículo acaba se desvalorizando. Porém, a compra de um automóvel é o sonho de consumo de muita gente, que até realiza economias e fazem consórcios e financiamentos para poder pagar por ele. Então por que não pensar em formas de ganhar dinheiro com carro?

Ter uma renda extra no final do mês é a solução para muitas famílias brasileiras, ainda mais em tempos de crise. O carro pode deixar de ser apenas mais uma despesa para se tornar um excelente investimento, onde você pode obter um retorno e, dessa forma, complementar a renda familiar.

Caso você não saiba como fazer isso, continue por aqui e veja algumas formas bem interessantes de transformar o seu carro em uma fonte de renda extra. Além de algumas dicas de como economizar com o seu automóvel, afinal de contas ele também traz algumas despesas. Vamos lá?

Como ganhar dinheiro com carro?

Se você reparar em sua cidade, mais especificamente nas vias por onde anda, vai notar que cresceu bastante o número de pessoas que usam seus veículos para empreender. Isso se deve ao grande avanço da tecnologia que permite a realização de serviços com automóveis por meio de aplicativos para celular.

Existem diversas atividades que funcionam no estilo de trabalho freelancer, onde você é dono do próprio horário, ou seja, há uma grande flexibilização das horas trabalhadas. Esse tipo de atividade inclui transporte de passageiros, entrega de mercadorias, transporte de refeições, dentre outros.

Também é possível que você consiga dinheiro de outras formas, envolvendo aluguel do carro, caronas e outros tipos de vendas independentes. Vamos ver um pouquinho sobre todas essas formas de empreender com o seu veículo?

1. Aluguel do carro

Algumas empresa de locação de veículos particulares atuam amplamente como renda extra para diversos proprietários de automóveis. Você pode realizar o cadastros em plataformas disponibilizadas por essas empresas e começar a ganhar dinheiro com o aluguel do seu carro.

O serviço é feito de acordo com o tipo do carro, o tempo que ele passará alugado e a distância combinada para ele percorrer com o cliente. O cadastro é feito de forma bem simples, onde você oferece informações como fotos, disponibilidade para o aluguel, preço para locação, localização, etc.

2. Motorista de aplicativo

Um dos serviços mais comuns hoje em dia utilizando o carro é o transporte de passageiros. Existem aplicativos que conectam motoristas a clientes que precisam de corridas, e isso acaba sendo uma boa fonte de renda, visto que o motorista recebe o dinheiro diretamente em sua conta pela empresa por trás do aplicativo.

A Uber é uma das mais conhecidas e se tornou uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas, independentemente se o motorista usa desse recurso como um renda extra ou faz dele sua principal atividade para ganhar dinheiro.

Essa empresa foi pioneira nesse tipo de serviço, e sua chegada trouxe muita polêmica ao Brasil, por conta dos taxistas. Mas hoje em dia ela já está consolidada e conta com milhares de motoristas rondando em todo o país.

Muitos desses trabalhadores acabam usando também a 99Pop e o Cabify, que são outros aplicativos de corridas. A 99Pop trabalha da mesma forma que a Uber, fazendo corridas individuais e compartilhadas — inclusive, a base para preço das corridas é praticamente a mesma. Porém, ela ainda trabalha com solicitações para taxistas, onde o valor é cobrado conforme taxímetro.

Já o Cabify também é bastante popular em várias cidades brasileiras, sendo similar ao Uber, mas com a possibilidade de reservar e programar a corrida. Porém, o preço é um pouco acima se comparado com as outras opções.

Para trabalhar de Uber ou em outro aplicativo, é necessário que o condutor tenha CNH em categoria B, possua 21 anos de idade ou mais e tenha mais de 4.3 estrelas como avaliação média dos usuários dos aplicativos.

3. Entregador

Existem muitas empresas que necessitam de serviço de entregador para fazer carretos ou fretes. Se o seu carro for um utilitário, você pode acabar assumindo esse trabalho e tirar uma renda em cima disso. Ou então, esse serviço pode ser feito de forma independente, onde você mesmo faz os fretes e entregas.

Você ainda pode trabalhar com transporte de mercadorias — existem aplicativos para isso, onde a pessoa realiza entregas de refeições e mercadorias para os clientes. É mais comum ver esse tipo de serviço com moto ou bicicleta, mas o carro pode ser utilizado também.

4. Caronas

As caronas também são uma excelente forma de ganhar dinheiro com carro, ainda mais se você utiliza ele todos os dias para transitar por diversos lugares da cidade. Esse serviço pode ser oferecido para pessoas que trabalham com você em algum lugar e dependem de transporte público, que sabemos que não é eficiente.

Dessa forma, você pode combinar com um número de pessoas para todos os dias dar carona. Elas vão te pagar pelo transporte, que será bem mais tranquilo e confortável, ao invés de lidar com ônibus e metrô.

Existem até aplicativos para planejar essas caronas, como o Waze Carpool por exemplo, que analisa os trajetos feitos pelos usuários e ligam eles a pessoas que estão oferecendo as caronas. É uma forma bem prática de realizar o serviço, o trajeto e o pagamento pelo transporte.

E como economizar com o combustível?

Independentemente da forma com a qual você for trabalhar com o seu carro, o combustível será uma despesa recorrente. Portanto, é necessário entender qual combustível é mais vantajoso para você.

Existem carros que têm um desempenho melhor com o etanol, já outros se dão bem com a gasolina. E há uma diferença entre o preço desses dois combustíveis. Se o seu carro econômico for Flex, que roda tanto com um quanto com outro, você pode realizar um teste. Abasteça com etanol por um tempo e veja quantos quilômetros ele faz por litro, e depois faça os cálculos para ver se valeu a pena. Repita o mesmo processo com a gasolina e compare os dois para tomar a melhor decisão.

Alguns postos oferecem a gasolina aditivada, que contém substâncias extras e é um combustível mais limpo, que acaba fazendo com o que o carro ofereça um desempenho melhor. Mesmo que ela seja mais cara que a gasolina comum, pode ser uma boa vantagem para você.

Por fim, vale ressaltar que você deve optar pelo tipo de renda extra que mais se encaixe na sua realidade e necessidades. Muitas vezes, ser motorista por aplicativo vai acabar demandando muito do seu tempo e te atrapalhando em outras atividades. Sendo assim, escolha outra opção e aproveite as boas oportunidades de lucrar com o seu carro.

Gostou de aprender boas formas de como ganhar dinheiro com o carro? Se quiser ver mais assuntos como esse, continue aqui e veja qual combustível é mais vantajoso: gasolina ou etanol!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-