Saiba como comprar imóvel pela internet para negociar rápido e com segurança

comprar imóvel pela internet
6 minutos para ler

O crescimento de compras e vendas online foi notável nos últimos anos em todo o mundo e o Brasil é um dos países que mais vem se familiarizando e se adaptando a esse mercado. As pessoas estão se acostumando com transações via web e, por isso mesmo, preparamos esse post mostrando como comprar imóvel pela internet para negociar rápido e com segurança.

Por meio de alguns passos simples e atitudes estratégicas, você pode fazer um bom negócio, contando com toda a praticidade e dinâmica do ambiente virtual, mas sem correr riscos desnecessários no seu investimento, o que garante uma aquisição vantajosa para o seu bolso. Continue lendo e descubra como fazer isso na prática!

Cheque a credibilidade do anunciante

O primeiro passo para comprar imóvel online, com agilidade e de uma forma segura, consiste em checar a credibilidade do anunciante. Nos dias de hoje, boa parte dos negócios do segmento são feitos por meio dos portais imobiliários, tendo em vista que oferecem grande praticidade e ainda permitem que as transações sejam feitas a distância.

No entanto, muitos desses sites podem não ser completamente idôneos e você precisa verificar isso para evitar problemas no futuro. Procure saber sobre a confiabilidade da empresa no segmento e cheque se ela conta com selos e certificados que garantam que você não está entrando em uma enrascada.

No anúncio, também costuma ser disponibilizado o telefone de contato do proprietário ou da instituição que está intermediando a venda. Sendo assim, não hesite em ligar para sanar suas dúvidas e questionamentos, podendo até marcar uma visita presencial, caso queira. Para um investimento tão grande, ter um pouco de cuidado é muito importante.

Avalie as características do imóvel

Para fazer uma boa negociação pela internet é indispensável analisar com cautela as características do imóvel. Por mais que isso possa soar um pouco mais difícil em uma transação baseada, ao menos inicialmente, no ambiente virtual, existem formas estratégicas de verificar aquilo que realmente importa para você.

Muitos especialistas não hesitam em afirmar que a localização é o item mais importante de uma propriedade imobiliária, o que pode ser facilmente confirmado de considerarmos que mesmo unidades muito similares em metragem e acabamento podem ter preços diferentes de acordo com a cidade, o bairro ou mesmo com a rua. 

Outros pontos que merecem atenção e devem ser checados para ver se estão em sintonia com seus anseios e as necessidades da sua família são a quantidade de quartos, a presença de vagas de garagem, o número de banheiros, a existência de áreas de lazer e, obviamente, a média do valor que você está disposto a pagar.

Observe as fotos e vídeos do lugar

Fotos e vídeos de boa qualidade são um ponto crucial e bastante valorizados no mercado imobiliário, tendo em vista que, em transações feitas pela internet, são a melhor forma de convencer um cliente a comprar ou alugar um imóvel. Como elas estão permanentemente disponíveis nos anúncios, você pode avaliar com mais calma todas as possibilidades.

Ainda assim, vale ressaltar que as visitas continuam sendo importantes para se concretizar a transação. No entanto, recursos como o tour virtual ajudam bastante, pois permitem que você tenha uma visão 360º da unidade. Essa tecnologia simula uma visita realística aos cômodos, fazendo com que os usuários se sintam como se estivessem no ambiente.

Valorize atendimentos diferenciados

Mesmo que você esteja se valendo da praticidade e da dinâmica que a internet oferece para comprar um imóvel, isso não quer dizer que o vendedor e a empresa do setor não devam oferecer um atendimento diferenciado. Na verdade, essa acaba sendo mais uma maneira de analisar e ponderar se, efetivamente, vale a pena fechar negócio.

Nos dias de hoje, o WhatsApp é uma das principais maneiras de trocar informações em tempo real, o que torna o aplicativo um dos mais importantes canais de atendimento ao cliente em todo o mundo. Valorize profissionais que estão sempre disponíveis e respondem rápido quando você deseja tirar suas dúvidas ou solicitar novos materiais de divulgação, por exemplo.

Desconfie de valores muito baixos

A compra de um imóvel requer um investimento alto e é natural que você queira economizar, mas é indicado manter a cautela e desconfiar de valores que estejam muito abaixo do mercado. Por mais que você saiba que o seu dinheiro não veio fácil, descontos que estejam fora da realidade são um forte indício de que existe alguma coisa errada, podendo até mesmo ser uma jogada para chamar atenção.

Mais uma vez, você pode usar a web para fazer uma rápida pesquisa e verificar quanto estão pedindo por unidades com características parecidas e localização similar. Não pague nada antes de ter certeza e não aceite taxas, pedidos de depósitos ou qualquer outra cobrança para assegurar a transação. São procedimentos inadequados, que acendem um sinal vermelho.

Participe de um leilões de imóveis

Por fim, para comprar uma casa, apartamento, loja comercial ou mesmo um terreno pela internet, você não pode deixar de considerar a participação em um leilão de imóveis. Eles estão ganhando cada vez mais espaço no setor imobiliário e podem ser a oportunidade que você buscava há muito tempo.

Quando a empresa leiloeira tem credibilidade no segmento e conta com a devida autorização para atuar no ramo, o comprador pode ter a certeza de que estará fazendo uma transação sem surpresas, com todas as informações relevantes colocadas no edital. Tudo isso por um preço incrível, que pode ser até 40% mais barato do que os praticados no mercado comum.

Agora que você sabe como comprar imóvel pela internet, com os devidos cuidados para não cair em ciladas, já pode aproveitar as vantagens e os incríveis descontos obtidos na aquisição de propriedades por meio de um leilão. Para uma negociação totalmente segura, não deixe de verificar a idoneidade da empresa que está fazendo o evento e de dar uma boa lida no edital do lote!

Gostou de aprender como comprar imóvel pela internet para negociar rápido e com segurança? Então não deixe de conferir nosso outro artigo sobre como funciona um leilão virtual!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-