Comprar sala comercial vale a pena? Vantagens e desvantagens

comprar sala comercial vale a pena
6 minutos para ler

Apostar no mercado imobiliário continua sendo uma escolha bastante segura e rentável no Brasil. Por isso mesmo, muita gente não hesita em juntar dinheiro e fazer um investimento nesse segmento, para ganhar por meio de renda passiva ou em uma venda futura. Mas você já pensou se comprar sala comercial vale a pena?

Definitivamente, essa é uma escolha que proporciona uma série de vantagens interessantes para o proprietário, mas que também pode oferecer desvantagens relevantes, dependendo do seu perfil e até mesmo do momento da economia do país. Continue lendo este conteúdo e aprenda mais sobre o assunto!

Vantagens de comprar sala comercial

Contratos por mais tempo

Um dos pontos positivos que atrai investidores para as salas comerciais é que os seus contratos de locação são, geralmente, feitos por um período mais amplo. Isso quer dizer que, uma vez que você chegue a um bom acordo e assine com um inquilino, a tendência é que você não tenha que se preocupar com isso de novo por muito tempo.

Em uma casa ou apartamento, um inquilino tende a mudar, em média, a cada dois ou três anos. No caso de um comércio, esse período pode passar de décadas, especialmente porque o locatário será bastante interessado em se manter no local, até para não perder o ponto. E essa estabilidade é excelente para a sua vida financeira.

Negociações mais fáceis

Uma das grandes vantagens de comprar sala comercial é que é possível investir nesse tipo de unidade mesmo sem ter muito dinheiro. Afinal, dependendo das características e da localização do imóvel, elas custam bem menos do que casas ou apartamentos, ainda que possam trazer um excelente retorno do ponto de vista financeiro.

Um dos motivos para isso é a metragem, visto que uma sala comercial, em um prédio bem estruturado, pode ter cerca de trinta metros quadrados, enquanto as unidades residenciais costumam passar dos cem. Isso faz com que o preço dela seja mais baixo e, ainda que você não tenha um grande montante guardado, terá a chance de comprá-la.

Boa demanda de inquilinos

É seguro afirmar que, de uma maneira geral, existe mais procura por salas comerciais para locação do que por casas ou apartamentos comuns, sobretudo nos centros urbanos. Isso acontece por diversos motivos, entre os quais vale destacar a recuperação econômica, que faz com que muita gente financie seu próprio imóvel residencial.

Além disso, até por uma questão de praticidade, muitas organizações e empreendimentos preferem locar um espaço para as suas atividades, pois essa é uma alternativa mais versátil e que permite até o compartilhamento. Sem o aporte financeiro para a aquisição, as empresas também ficam com mais capital de giro.

Desvantagens de comprar sala comercial

Sensibilidade a crises econômicas

Da mesma forma que a recuperação econômica vem fazendo com que as pessoas pensem em empreender e isso está aumentando a demanda por salas comerciais, é importante frisar que, em uma eventual crise, esse cenário pode mudar bastante — e essa é justamente uma das principais desvantagens de comprar uma sala comercial.

Embora a gente esteja com um viés melhor de segurança e estabilidade no país, a conjuntura não era muito favorável há alguns anos. Com isso, muitos imóveis ficaram vazios e seus proprietários perderam sua renda passiva. Ainda que a perspectiva seja favorável, convém ter parcimônia e olhos atentos na hora da compra.

Questões legais mais complexas

Outro ponto que pode ser considerado uma desvantagem de comprar os imóveis comerciais é que eles podem envolver algumas questões legais mais complexas, sobretudo para quem não tem muita experiência no setor imobiliário. Isso significa que, antes de tudo, você precisa garantir uma documentação cristalina.

É crucial verificar, por exemplo, se a localização da propriedade permite o exercício de atividades de comércio. Você também deve checar se as características construtivas estão sendo seguidas, em sintonia com a atividade que será realizada. Algumas cidades podem restringir o uso das calçadas, por exemplo, enquanto outras exigem certas adaptações.

Como comprar salas ou imóveis comerciais mais barato

Analise a localização

A localização é considerada o item mais importante na avaliação de um imóvel e isso também é válido quando falamos de unidades comerciais. Da mesma maneira que um bairro ou até mesmo uma rua podem ser um tremendo diferencial para a realização de determinadas atividades, também podem minar a capacidade de uma empresa.

Além da devida autorização para que haja um comércio no local, você deve observar outros pontos. No caso de quem recebe clientes, por exemplo, é essencial contar com a presença de estacionamentos privados ou vagas na via. Ficar próximo a pontos de ônibus, estações de metrô ou de trem também é um ponto muito positivo.

Verifique o ambiente

Contar com algumas características pontuais é algo imprescindível para o espaço no qual você vai investir, qualquer que seja o tipo de empresa que funcionará no local do imóvel comercial. Não importa se é uma loja, uma clínica, um consultório ou outra organização: é essencial que a unidade seja acessível, funcional e segura.

A estrutura precisa comportar um grande volume de pessoas e até de carros, sem que isso impacte as atividades internas. Além do mais, é interessante contar com potência para a instalação de equipamentos robustos, o que pode demandar um quadro de energia atualizado e um sistema hidráulico em perfeito estado.

Negocie os valores

Por fim, para fazer a aquisição de uma sala comercial, você não pode abrir mão de negociar os valores. Como você, nesse caso, é quem está comprando o imóvel, tem poder de barganha e deve usar isso em seu benefício, buscando descontos no montante pedido e/ou facilidades nas formas de pagamento.

A crise econômica pela qual o país passou recentemente fez com que muitas pessoas precisassem de dinheiro rápido, o que pode gerar uma série de oportunidades no setor imobiliário. Além disso, você pode considerar a compra em um leilão, que tem ótimas propriedades por um preço mais baixo do que o praticado no mercado.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, comprar sala comercial vale a pena, podendo ser uma excelente alternativa para quem deseja investir com segurança e garantir uma boa possibilidade de renda passiva no futuro!

Ficou interessado na aquisição de uma sala comercial? Então, clique aqui e aprenda mais sobre o leilão!

O que é o leilão online

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-