dicas para economizar combustível dicas para economizar combustível

7 dicas para economizar combustível e não sofrer com os altos preços

6 minutos para ler

Quem utiliza o carro diariamente para trabalhar ou outras atividades está sentindo o impacto do aumento dos preços dos combustíveis no Brasil. Em um período, como o que estamos passando agora, todas as dicas para economizar combustível são muito bem-vindas. Afinal, estamos falando de apenas um dos gastos com os quais precisamos lidar todo o mês.

Além disso, com as informações que listamos aqui, a vida útil do seu veículo poderá ser prolongada, evitando gastos extras com manutenção. Com dicas simples e que demandam pouco tempo, você reduz o gasto de combustível e ainda melhora o desempenho do automóvel. Quer saber mais? Confira, a seguir, 7 dicas imperdíveis para economizar combustível!

Por que o combustível está tão caro?

A matemática para explicar a alta no preço dos combustíveis envolve pelo menos três fatores principais: a política de preços da Petrobras, os impostos e a distribuição. Ao atrelar o valor do barril de petróleo no Brasil à cotação internacional, a estatal fez com que todas as variações no custo do barril impactassem diretamente a população. Ou seja, sempre que o preço sobe lá fora, sobe aqui também. Some-se a isso um contexto de retomada da economia mundial divido ao controle da pandemia e uma baixa oferta do bem, e temos o cenário em que nos encontramos hoje.

Sobre os impostos, basta dizer que do valor total pago nos postos, mais da metade é de taxas federais e estaduais. Em resumo, o valor que a Petrobras recebe para cada litro vendido é menor que aquele que é pago para os governos.

Quanto à distribuição, embora o setor tenha sido privatizado, pode-se afirmar que há um oligopólio no transporte de combustíveis. Com isso, desestimula-se a concorrência. O que nos leva a uma situação em que poucas empresas ditam os preços dos fretes. Uma forma de tornar esses valores mais vantajosos para a população é a regulamentação por parte do governo, que ainda não aconteceu de maneira eficiente.

Como faço para economizar combustível?

Esboçadas as razões pelas quais estamos pagando tão caro pela gasolina, pelo álcool e pelo diesel, chegou a hora de pensar em como economizar. Para isso, trouxemos 7 dicas infalíveis.

1.      Os pneus devem estar sempre calibrados

Todos os pneus do carro devem ser calibrados pelo menos a cada 15 dias. Isso evita um atrito maior com as vias, e pode chegar a uma economia de até 3%. A porcentagem pode parecer baixa, mas se pensarmos no consumo do ano todo, o valor faz diferença. Quem gasta R$300 por semana, no fim do ano terá economizado perto de R$450. Para saber a calibragem correta de cada modelo de veículo e pneu, basta olhar no manual ou na lateral da porta. Essa é uma dica que toma pouco tempo para ser executada e cujo resultado é garantido.

 2.      Evite levar peso desnecessário

Você sabia que alguns estudos apontam que 10kg a mais no carro já influenciam no consumo de combustível? Isso porque, quanto maior for o peso carregado, maior é o esforço do motor para colocar o veículo em movimento. Muitas vezes, deixamos bolsas, caixas e malas dentro do automóvel, ainda que não os estejamos usando. Por isso, vale a pena conferir se tudo aquilo que está no seu carro é realmente essencial.

3.      Nunca freie bruscamente

Outro cuidado que pode ser tomado, e que ajuda a reduzir o consumo de combustível, é evitar frear muito próximo aos obstáculos. O ideal é tirar o pé do acelerador e deixar o veículo ir parando aos poucos. Com isso, você ficará menos tempo injetando combustível no motor, vai economizar as pastilhas de freio e aumentar a segurança de todos ao seu redor.

Ao parar de acelerar, o freio motor é acionado e vai diminuindo a velocidade gradativamente, sem que sejam necessárias freadas bruscas. É um hábito que vale ser incorporado ao dia a dia.

 4.      Use sempre combustível de qualidade

O esforço de colocar sempre um combustível de melhor qualidade em seu carro também será recompensado com economia, já que líquidos de baixa qualidade aumentam o consumo e ainda danificam peças do motor. Ou seja, embora pareça que o gasto é maior num primeiro momento, no longo prazo você estará economizando.

Procure sempre postos que sejam reconhecidos pela qualidade e esteja disposto a pagar um pouco mais para ter a certeza de que não haverá problemas futuros.

5.      Nunca ande em ponto morto

Nos carros carburados, andar em ponto morto ajudava na economia de combustível. Com a injeção eletrônica, porém, essa economia não existe mais. A central eletrônica do veículo deixa de injetar combustível quando não é necessário. Portanto, quando você anda desengatado, além de aumentar o consumo também prejudica a ação do freio motor, o que resultará num desgaste acelerado do sistema de freios.

6.      Mantenha os vidros fechados na rodovia

Ao deixar os vidros fechados, o carro sofre menos com a resistência do ar e, consequentemente, força menos o motor e consome menos combustível. Para termos uma ideia de como os vidros abertos aumentam os gastos, de acordo com um estudo da Sociedade de Engenharia Automotiva dos Estados Unidos, é mais econômico rodar com o ar-condicionado ligado a uma velocidade maior que 80km/h do que com os vidros abertos na mesma velocidade. Então, quando estiver numa rodovia, não esqueça de fechar os vidros.

7.      Acelere de forma suave

Embora essa dica pareça óbvia, é sempre importante reforçar que dirigir pisando fundo no acelerador aumenta o consumo. Sendo assim, evite dirigir como se estivesse numa competição automotiva. O tempo que você vai economizar no trajeto é pouco e o gasto é sensivelmente maior.

Agora que leu nossas dicas para economizar combustível, não se esqueça de colocá-las em prática. Caso opte por seguir com os antigos hábitos na direção, vai continuar gastando mais combustível e o seu veículo terá a vida útil diminuída. Sem contar que dirigir de maneira mais cautelosa e menos esportiva aumenta a sua segurança e de todos os que estão a sua volta.

Na hora de abastecer sempre fica a dúvida sobre usar álcool ou gasolina? Veja quais são as vantagens de cada um dos combustíveis!

Posts relacionados

Deixe uma resposta