comprar imóvel ou investir comprar imóvel ou investir

É melhor comprar imóvel ou investir? Descubra as vantagens de cada fonte de renda

6 minutos para ler

Nos dias de hoje, boa parte das pessoas está em busca de opções de investimento, preferencialmente que ofereçam bom perfil de rentabilidade e segurança. No entanto, sabemos que isso nem sempre é fácil. Por isso, preparamos um post mostrando se é melhor comprar imóvel ou investir, além de falarmos sobre as vantagens de cada fonte de renda.

São duas alternativas que podem proporcionar grandes benefícios, mas é inegável que cada uma delas conta com características marcantes, que podem se encaixar melhor para quem tem determinados objetivos, metas, demandas e necessidades. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Como funciona o investimento em imóveis?

O investimento em imóveis pode ser uma excelente opção. Dependendo das suas metas financeiras e objetivos, é uma alternativa que merece ser estudada, especialmente se considerarmos que o mercado imobiliário brasileiro é um dos segmentos mais valorizados e com a capacidade de passar quase ileso mesmo nas piores crises.

Como se isso não bastasse, existem diversas maneiras de ganhar dinheiro com propriedades. A mais conhecida delas, muito provavelmente, consiste em adquirir unidades residenciais para locar para terceiros, obtendo renda passiva no final do mês. É uma possibilidade muito comum, sobretudo em capitais e grandes centros urbanos.

Além disso, também é viável comprar casas, apartamentos, terrenos, ou mesmo lojas comerciais, aferindo lucro em uma futura revenda. Para melhores resultados, é preciso fazer uma compra por valores mais baixos, como em um leilão, bem como apostar em áreas em desenvolvimento, como bairros que estejam recebendo investimentos públicos ou privados. 

Como funciona o investimento no mercado financeiro?

Agora, vamos falar um pouco mais sobre o investimento no mercado financeiro. É uma opção que ganhou muito espaço nos últimos anos, tendo em vista que histórias de pessoas que ficaram milionárias com o setor se tornaram muito comuns. No entanto, é preciso compreender que, na prática, a realidade não é bem assim, e prejuízos também são frequentes.

A poupança, escolha historicamente tradicional dos brasileiros para juntar dinheiro, foi ficando cada vez menos vantajosa, perdendo espaço, por exemplo, para as aplicações de renda fixa. Elas funcionam como uma espécie de empréstimo, no qual o cliente deixa seu dinheiro em papéis de instituições financeiras ou do Governo, recebendo juros por isso.

Também existem as famosas ações, que são pequenas “partes” de uma empresa. O investidor adquire conforme suas possibilidades e intenções, podendo ser remunerado com sua lucratividade ou em uma futura venda, por preços superiores. Porém, não costuma ser uma escolha recomendável para iniciantes ou para quem não pode se arriscar a perder capital.

Quais as vantagens do investimento em imóveis?

Agora que você já aprendeu mais sobre o investimento em imóveis e descobriu como funciona o mercado financeiro, podemos explorar uma opção que se mostra bastante segura e interessante para a maioria dos brasileiros: o setor imobiliário. Você pode fazer compras vantajosas e lucrar muito com isso, aumentando o seu patrimônio. Confira.

Ótimo perfil de segurança

Não dá para falar nas vantagens do investimento em imóveis sem citar o seu ótimo perfil de segurança. O setor é um dos mais valorizados e robustos na nossa economia, se mostrando como uma opção viável para manter a saúde financeira de uma pessoa ou de famílias por gerações. No entanto, é sempre recomendável fazer compras inteligentes, assertivas e estratégicas.

Quando você adquire um apartamento em leilão, por exemplo, é quase garantido que, mesmo em pouco tempo, você já poderá negociá-lo por um valor consideravelmente maior. Ou seja, é uma negociação que oferece pouquíssimos riscos para quem está investindo, é quase impossível que o bem desvalorize e você ainda poderá lucrar com renda passiva.

Alto potencial de valorização

Como dissemos, uma das vantagens do mercado imobiliário é seu alto potencial de valorização e, por isso mesmo, vamos explorar um pouco mais o assunto neste tópico. Na prática, uma propriedade costuma se valorizar por si só com o passar do tempo, uma vez que o setor conta com demanda crescente e espontânea. Entretanto, existem formas de otimizar o processo.

Quando você investe em regiões em crescimento, por exemplo, você pode comprar em baixa e vender em alta. Os leilões também são uma ótima alternativa e, nos dias de hoje, podem ser feitos até mesmo pela internet, com total praticidade. Os preços são ótimos e as oportunidades numerosas, sendo uma excelente escolha para investir com sucesso.

Possibilidade de renda passiva

Seria bastante confortável ganhar um dinheiro a mais na sua conta todos os meses, sem precisar arrumar um emprego para isso, não é mesmo? Nesse sentido, tanto os investimentos em imóveis quanto no mercado financeiro poderiam ser viáveis, mas o primeiro não demanda tantos conhecimentos específicos e nem tem os riscos elevados do segundo.

Com propriedades, basta escolher uma unidade que fique em áreas de interesse, como regiões centrais das cidades, bairros nobres ou em desenvolvimento, além de manter o local com boas condições de habitabilidade. Com isso, a demanda de interessados na locação será sempre elevada, abrindo a possibilidade de excelentes rendimentos com o passar do tempo.

Grande variedade de opções

Por fim, um fato que muitos não se atentam em relação ao mercado imobiliário é que ele oferece uma tremenda variedade de opções. Você não precisa ficar apenas nas possibilidades tradicionais, como uma casa ou apartamento, embora sejam excelentes opções. Também é viável comprar lojas comerciais, flats, terrenos, lotes, sítios e muito mais. 

Assim, você pode moldar o investimento ao seu bolso. Que tal comprar um belo terreno em leilão e, conforme seu orçamento for permitindo, ir realizando melhorias pontuais, como a terraplanagem, fundação e assim por diante? Ou apostar em um apartamento e fazer pequenas reformas para que ele se torne mais atrativo para os inquilinos? Reflita sobre isso! Como você pôde ver, depende de você decidir se é melhor comprar imóvel ou investir!

Agora que você já aprendeu se é melhor comprar imóvel ou investir, não deixe de considerar a Leilão Vip, uma vez que os leilões oferecem valores bem abaixo do mercado e excelentes oportunidades para quem tem olhos atentos. Clique aqui e entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe uma resposta