Carros elétricos: saiba mais sobre o futuro do automobilismo

6 minutos para ler

O setor automotivo, assim como praticamente todos os outros, é sedento por evolução, se adaptando constantemente para atender melhor aos seus consumidores e atender as necessidades, anseios e expectativas da sociedade. Pensando nisso, preparamos um post falando sobre carros elétricos e o futuro do automobilismo.

Trata-se de um artigo que vem crescendo em sua participação de mercado, além de estar em harmonia com as demandas extremamente relevantes, que são a sustentabilidade e a redução dos impactos que cada um de nós causa ao meio ambiente. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a sua leitura!

O que são carros elétricos?

Os carros elétricos, como o próprio nome já diz, são veículos que utilizam a eletricidade para funcionarem, ao contrário dos modelos tradicionais que possuem motor à combustão e precisam de álcool, gasolina ou diesel, por exemplo. A energia empregada para seus sistemas é proveniente de uma bateria, que é recarregada em uma fonte externa por um cabo.

Vale lembrar também que existem as versões híbridas, mais comuns atualmente no Brasil, que combinam um propulsor elétrico e outro a combustão. De qualquer maneira, são automóveis de incrível tecnologia e altamente sustentáveis, proporcionando numerosos benefícios e praticamente não causam nenhum impacto à natureza enquanto circulam.

O que diz a lei sobre carros elétricos?

Os carros elétricos, assim como tudo no setor automotivo, seguem regras rígidas de qualidade e sua fabricação é regida pela legislação vigente, que vai se adaptando também a essa nova realidade. Por serem um novo mercado e terem impacto reduzido ao meio ambiente, existem leis e incentivos fiscais que direcionam o uso desse tipo de veículo.

Em alguns países da Europa, os tributos sobre modelos elétricos e híbridos estão sendo amplamente reduzidos, para que cheguem mais rapidamente ao consumidor. Por aqui, o Governo Federal zerou o imposto de importação para as versões totalmente elétricas e reduziu para os híbridos, enquanto alguns estados concedem isenção de IPVA.

Como anda o cenário dos carros elétricos no Brasil?

Com os incentivos que o poder público concedeu aos carros elétricos e um grande interesse na sua compra por boa parte da população, é natural supor que o mercado para modelos desse tipo venha crescendo nos últimos anos. Por isso, algumas montadoras já disponibilizam veículos híbridos ou inteiramente elétricos no Brasil.

Além disso, os postos de recarga estão ficando mais numerosos, sendo mais facilmente encontrados em grandes centros urbanos e nas principais rodovias do país do que há alguns anos. Por outro lado, ainda demandam grande investimento , pois os preços são elevados, a manutenção é cara e contamos com poucas oficinas capacitadas, o que aumenta o seguro.

Quais as vantagens dos carros elétricos?

Agora que você já sabe o que é um carro elétrico, o que a legislação vigente fala sobre a questão e como anda o cenário dos modelos no Brasil, é possível que você já tenha se interessado em comprar o seu. Caso ainda esteja com dúvidas, vamos explicar algumas vantagens em adquirir esse tipo de automóvel. Confira. 

Oferece praticidade para o usuário

Uma das grandes vantagens dos carros elétricos é que eles oferecem muita praticidade para o usuário. Afinal, como são um item de extrema modernidade, costumam trazer todos os aparatos de tecnologia disponíveis no mercado automotivo de hoje, como sistemas multimidia, conexão com a internet, assistentes de direção e muito mais.

Além disso, a maioria já é vendida com carregadores próprios, que poderão ser instalados na sua rede doméstica. Isso quer dizer que você poderá carregar a bateria na sua própria casa, sem a necessidade de deslocamentos ou de achar um posto específico. Em linhas gerais, basta que as tomadas sejam de 220 volts e aterradas.

Não emitem gases poluentes

Como dissemos, uma das grandes demandas da sociedade atual está relacionada com questões de sustentabilidade. Sendo assim, é interessante saber que os carros elétricos simplesmente não emitem gases poluentes, ao contrário dos modelos de combustão tradicional, cujo motor precisa queimar combustíveis fósseis, como gasolina, álcool ou diesel.

Portanto, o carro elétrico é a opção certeira para quem não quer liberar monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre e fuligem enquanto circula pelas ruas da cidade ou rodovias do país. Eles causam doenças e estão relacionados com problemas, como o aquecimento global. Um carro elétrico, por outro lado, sequer possui escapamento!

Exigem menos manutenção

Você conseguiu juntar dinheiro para comprar o seu carro elétrico, mas está receoso que ele possa ser muito caro de manter, até mesmo pela falta de mão de obra especializada por aqui? Então, ficará feliz em saber que tais modelos costumam exigir muito menos manutenção do que os veículos tradicionais movidos à combustão.

Por não queimarem combustíveis, as temperaturas ficam mais baixas e os componentes funcionam com menos atrito, fazendo com que a segurança seja um ponto forte e a troca de peças seja bem menos frequente. Raramente será preciso substituir, por exemplo, filtros de óleo, velas de ignição, correias dentadas e assim por diante.

Praticamente não geram barulho

Você já ouviu falar que, em alguns países, os carros elétricos são tão silenciosos que podem trazer riscos para os pedestres que não escutam nenhum barulho quando os veículos se aproximam? Embora isso possa parecer piada, já houve preocupação quanto a esse aspecto, pois os mais distraídos poderiam levar um susto ao atravessarem a rua.

No entanto, trata-se de uma tremenda vantagem, especialmente para os maiores centros urbanos, uma vez que aliviam a poluição sonora em meio ao trânsito e a congestionamentos. Como também não geram poluição e calor, ajudam a reduzir as chamadas “ilhas de calor” de grandes metrópoles.

Como você pôde ver, os carros elétricos reúnem uma série de benefícios para quem busca praticidade e se preocupa com a natureza. Ficou interessado em comprar um? Então, reveja suas metas financeiras e separe o dinheiro para isso, pois é um investimento que vale à pena. Caso queira pagar menos, considere participar de um leilão de veículos, pois você pode encontrar modelos incríveis por muito menos!

Gostou de aprender mais sobre os carros elétricos e o futuro do automobilismo? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe uma resposta