como funciona o financiamento de veículos como funciona o financiamento de veículos

Quer saber como funciona o financiamento de veículos? Confira aqui

6 minutos para ler

Ter um meio de transporte é fundamental para o dia a dia de boa parte dos brasileiros, sobretudo, porque a locomoção dos nossos grandes centros urbanos costuma ser complexa e as outras opções disponíveis não são nada eficientes. Pensando nisso, preparamos este artigo para quem quer saber como funciona o financiamento de veículos.

Muitas vezes, essa é a única maneira pela qual boa parte da população consegue adquirir carros, motos ou mesmo caminhões, utilizando uma modalidade de empréstimo específica e pagando o saldo devedor em prestações mensais, com o acréscimo de taxas e juros. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é o financiamento de veículos?

Como você já deve saber, um financiamento é um tipo de operação financeira em que um banco ou instituição fornece crédito para outra parte, que usa o recurso para a aquisição de um bem. Ou seja, é uma alternativa para quem não conseguiu juntar dinheiro suficiente para pagar à vista ou simplesmente não quer fazer um aporte tão grande para comprar algo.

No caso de veículos, pode ser uma opção para ter um carro, moto, caminhão ou qualquer outro meio de transporte de forma imediata, mas tendo meses ou até mesmo anos para quitar o saldo em prestações mensais. Logicamente, as parcelas são acrescidas de juros, seguros obrigatórios e, eventualmente, algumas outras taxas administrativas.

Quais as etapas de um financiamento de veículos?

Está pensando em comprar um veículo para ter mais liberdade para transitar de um lugar para o outro? Agora que você já sabe o conceito do financiamento de veículos, vamos elencar suas principais etapas e quais são suas características. Acompanhe para entender como o serviço pode ser adquirido.

Escolha a modalidade adequada

O primeiro passo de qualquer financiamento de veículos consiste na escolha da modalidade adequada. Afinal, cada uma delas tem seus próprios atributos, taxas e demanda um investimento diferente. Omais comum é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), no qual o interessado pega um empréstimo bancário para fazer a aquisição.

Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, é possível utilizar esse recurso para comprar um carro, moto ou caminhão leiloado, aproveitando os excelentes descontos que um leilão pode proporcionar. Outras opções são o leasing, no qual os clientes alugam com opção de compra, além do consórcio, que depende do lance ou sorteio para retirar o prêmio.

Faça simulações do financiamento

Você escolheu a modalidade mais adequada de financiamento de veículo para as suas demandas e necessidades? Excelente! Agora, portanto, é hora de entender de que maneira o custo total e as prestações vão afetar o seu orçamento e suas metas financeiras. Para isso, você pode fazer uma ou mais simulações.

Muitas instituições oferecem simuladores muito efetivos para isso e você pode utilizá-los gratuitamente, tanto quanto quiser. Alguns estão disponíveis nos próprios sites dos bancos ou instituições de crédito, o que traz praticidade e ajuda a revelar quanto você vai gastar mensalmente com a aquisição, incluindo todas as taxas e seguros.

Solicite o crédito e aguarde a aprovação

A última das etapas de um financiamento de veículos consiste em tomar a decisão pela instituição financeira ou banco de sua preferência, solicitar o crédito e aguardar a aprovação. Usualmente, isso costuma ser mais simples e rápido quando você já mantém uma relação antiga com a empresa, sendo cliente ou correntista.

Lembre-se que existem margem para a negociação e a pesquisa de mercado para verificar as condições e taxas oferecidas é imprescindível. No entanto, caso você esteja com pressa e queira acelerar um pouco os trâmites, existem algumas atitudes simples, mas que podem promover a sua aprovação em menos tempo.

O que é o necessário para obter o financiamento?

Para terminar o conteúdo, vamos oferecer algumas dicas para que você consiga acelerar os trâmites e tenha tudo o que é o necessário para obter o financiamento de veículos bem-sucedido. Veja essas dicas.

Capriche na programação financeira

Para obter o financiamento de veículos com mais segurança e celeridade, você precisa caprichar na programação financeira. Isso porque, é preciso ter um valor para dar de entrada, manter o controle sobre os seus rendimentos para que consiga arcar com as parcelas, sem prejudicar o seu estilo de vida.

Caso você não tenha tanta urgência em contar com o carro, moto ou caminhão, opte por levantar um bom capital antes de negociar, pois isso melhora o seu poder de barganha. Outro fator relevante é analisar o número total de parcelas, para entender por quanto tempo essa aquisição afetará as suas finanças.

Tenha um nome limpo no mercado

Outro passo importante para estar apto a obter o financiamento de veículos é contar com um nome limpo no mercado. Afinal, o banco ou instituição financeira não oferecerá o crédito à toa e deseja não apenas obter lucros com as taxas e juros praticados, como também ter garantias contra a inadimplência.

Sendo assim, se você está com o seu CPF sujo, faça o possível para tirá-lo dos serviços de proteção, como o SPC e o SERASA. Tenha em mente que os credores também desejam receber e, para isso, podem aceitar excelentes condições e descontos, permitindo até um novo parcelamento ou um tremendo abatimento.

Deixe sua documentação organizada

Por fim, você não pode deixar de ter a sua documentação separada e organizada para ter a aprovação mais rápida em um financiamento de veículos. Cada banco e instituição financeira tem as suas próprias exigências, que podem ser conferidas nas agências ou no site oficial da organização na internet.  

No entanto, geralmente, você precisará dos documentos tradicionais, como CPF, RG e comprovante de residência. Para demonstrar capacidade de pagamento, os comprovantes de renda também são imprescindíveis, podendo ser utilizados para isso holerites, notas fiscais, declarações de Imposto de Renda e assim por diante.

Por fim, vamos citar algumas dicas pra realizar o financiamento, por exemplo: pesquisa de mercado, simulação de cenários e organizar os documentos. Dentre elas, vamos citar sobre avaliar outras opções e citar o leilão.

Agora você já sabe como funciona o financiamento de veículos e pode obter a aprovação de forma mais rápida, especialmente se seguir as nossas dicas!

Gostou de aprender como funciona o financiamento de veículos? Quer contar com os benefícios de financiar um carro em leilão? Então, clique aqui e entenda como funciona o leilão de carros recuperados de financeira!

Posts relacionados

Deixe uma resposta