Conheça a história dos leilões e suas curiosidades Conheça a história dos leilões e suas curiosidades

Conheça a história dos leilões e suas curiosidades

4 minutos para ler

Na América, os leilões tiveram início com a chegada dos imigrantes vindos da Europa que chegaram na costa leste americana por volta de 1600. Essas negociações continuaram e ganharam ainda mais popularidade durante a colonização dos países com as importações, venda de colheitas, comercialização de gado, equipamentos, ferramentas e, inclusive, fazendas inteiras.

No entanto, somente no início de 1900, as escolas de leilão chegaram aos Estados Unidos e iniciaram as suas atividades. Com a Grande Depressão, surgiram muitas oportunidades para os leiloeiros, já que os seus serviços se tornaram essenciais para liquidar os ativos de empresas prejudicadas pela economia. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a história dos leilões.

Deseja compreender melhor qual é o objetivo dos leilões e quais são os tipos que existem na atualidade? Acompanhe a leitura! 

Saiba quando surgiu o leilão

Os primeiros leilões foram realizados em 500 antes de Cristo. Conforme relata a história, era comum fazer leilões de mulheres para casamentos todos os anos na Babilônia. Os lances começavam com a mulher que era considerada pelo leiloeiro como sendo a mais bonita e prosseguiam para as menos belas.

Os leilões também aconteceram na Grécia Antiga, em Roma e em outras sociedades helenísticas. Após uma vitória militar, os soldados romanos enfiavam uma lança no chão para identificar quais despojos de guerra seriam leiloados. Além disso, os escravos capturados eram vistos como espólios de guerra e vendidos em leilão como se fossem um produto de venda.

Entenda o objetivo dos leilões

O principal objetivo dos leilões é possibilitar a realização de boas negociações e o recebimento de lances para vender o bem ou serviço leiloado pelo maior preço possível. O valor é acordado entre o vendedor e o comprador e, em algumas ocasiões, o leilão ocorre em decorrência de dívidas não pagas. Os leiloeiros são profissionais que se especializam nessa área.  

Confira os principais tipos de leilões

Muitas pessoas pensam nos leilões de fazendas, imóveis, carros, obras de arte, antiguidades, entre outros. Hoje, essas transações podem englobar todos os tipos de ativos existentes no mercado e servem para arrecadar fundos para atender a diversas finalidades. Veja a seguir os principais tipos de operações executadas pelos leiloeiros e seus detalhes:

  • leilões de imóveis para encerrar execuções judiciais ou bancárias;
  • leilões de ativos como equipamentos, máquinas, veículos, materiais, acessórios, entre outros;
  • leilões de bens pessoais como joias, obras de arte, coleções, moedas, antiguidades, carros antigos etc.;
  • leilões de carros para colecionadores, veículos novos, seminovos e usados;
  • leilões de commodities ou ações da bolsa de valores;
  • leilões de fazendas e gado.

Os leilões podem ser na modalidade física e presencial ou online por meio de uma plataforma digital que é capaz de superar as limitações geográficas. Com a Internet, o leiloeiro pode reduzir custos de transação, fornecer informações em tempo real e trazer maior comodidade para os interessados. Essa alternativa permite que mais compradores participem das transações.

Agora você já conhece a história dos leilões e suas curiosidades! Existem leilões judiciais e extrajudiciais que oferecem uma série de vantagens para os participantes. A VIP Leilões trabalha há mais de 20 anos no mercado com essas duas opções em 16 estados do nosso país e, especialmente, nas grandes cidades.

Quer saber mais sobre as oportunidades oferecidas pela VIP Leilões? Entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário