leilão é seguro leilão é seguro

Leilão é seguro? Veja 4 motivos para não ter medo!

6 minutos para ler

Agilidade, segurança e oportunidade. Hoje, é momento de esclarecermos uma dúvida comum entre os brasileiros. Afinal de contas, leilão é seguro? Da forma como percebemos, essa é uma curiosidade comum a quem nunca participou da modalidade, e por isso, criamos este post especial sobre o tema. 

Aqui, respondemos as principais dúvidas no assunto. Durante a leitura, você descobrirá o que são os leilões, como funcionam, quais os motivos que fazem essa modalidade ser segura e, por último e mais importante, o que você precisa avaliar para identificar um leilão de qualidade. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é e como funciona um leilão?

Assim como o financiamento, o consórcio e a compra à vista, o leilão é uma modalidade para a aquisição de bens, como carros, imóveis e afins. Apesar de não ser a principal forma de compra no Brasil, isso parece estar mudando, pois cada vez mais as pessoas conhecem as vantagens e oportunidades dessa modalidade. 

E mesmo quem não conhece o leilão tem uma breve noção de como eles funcionam. Em um leilão, a compra das mercadorias é disputada entre os consumidores interessados. Essa disputa é feita por meio de lances, que são ofertas realizadas pelas pessoas no intuito de levar a mercadoria para casa. 

Lances

Para vencer uma disputa de lances, a regra é clara: o maior lance vence. É por isso que durante um leilão, quando uma mercadoria é muito cobiçada, os consumidores anunciam valores cada vez maiores, pois essas são suas ofertas (lances), que demonstram o quanto estão dispostos a pagar pela aquisição do bem. 

O mesmo mecanismo também ocorre nos leilões online, mas em vez de uma reunião presencial, em que os consumidores se reúnem presencialmente diante do leiloeiro, todos se reúnem em uma plataforma digital, e por meio de seus logins autenticados podem realizar lances para conquistar o direito de comprar a mercadoria. 

Mercadorias

Outro aspecto interessante dos leilões são as mercadorias negociadas. O mundo dos leilões é muito diverso e conta com várias categorias, como o leilão de imóveis, veículos, empresas, máquinas, serviços, eletrônicos e por aí adiante. Além disso, existe a tipificação dos leilões, que costuma determinar a origem das mercadorias. 

Por exemplo, os bancos costumam fazer muitos leilões imobiliários, por conta de imóveis que foram retomados pela falta de pagamento do financiamento em sua aquisição original. De igual maneira, existem os leilões judiciais, em que apreensões na justiça levam o bem a leilão para quitar as despesas e resoluções judiciais.

E é justamente essa característica, o tipo do leilão e a origem do bem, que faz com que a mercadoria tenha um preço tão atraente em relação ao mercado convencional. O leilão é uma modalidade boa por sua agilidade. Ela oferece eficiência na transação, beneficiando quem vende e quem compra.

Quais os 4 motivos que mostram que comprar em leilão é seguro?

Agilidade, respaldo, devolução e edital. Em nossa visão, esses são os quatro fatores que justificam a segurança dos leilões no mercado nacional. Abaixo, explicamos cada uma dessas qualidades com mais detalhes — confira!

1. Agilidade

A velocidade é uma característica-chave dos leilões, e é o que torna a modalidade tão atrativa, tanto para quem precisa vender, como proprietários, bancos, a Justiça e os credores, como para quem deseja comprar. E essa mesma agilidade se estende à eficiência do suporte prestado por uma boa plataforma de leilões. 

Por isso, ao participar de um leilão promovido por uma empresa responsável, experiente e bem reconhecida no ramo, como as marcas e plataformas do Grupo VIP (VIP Leilões, Leilão VIP, Hasta VIP e VIP Direto), você tem a certeza de que será amparado por uma equipe comprometida com a sua segurança e satisfação. 

2. Respaldo 

O leilão é uma modalidade de compra altamente regulamentada, com respaldo jurídico, e que age em conformidade com a lei. Dessa forma, é possível oferecer proteção e tranquilidade ao consumidor, que tem sua jornada de compra amparada pelo Código de Defesa do Consumidor.

3. Devolução

Digamos que você faz um lance vencedor e está pronto para arrematar a mercadoria. No entanto, por algum motivo, o leilão do lote (item) é anulado. Quando isso ocorre, a satisfação e a segurança financeira do comprador são asseguradas, ocorrendo a devolução de qualquer valor já transacionado.

4. Edital

Esse é o documento que apresenta as regras do leilão. É no edital que você encontra custos, taxas, prazos, procedimentos e condições gerais sobre o evento. Além disso, o edital também apresenta descrições detalhadas de cada mercadoria, reforçando a transparência, que é um critério fundamental para a qualidade de um leilão.

O que avaliar para saber se um leilão é seguro?

Em nossa visão, a qualidade de um leilão está muito ligada à empresa realizadora do evento. Por isso, antes de participar de um leilão, é muito importante pesquisar a empresa responsável pelo evento, descobrindo se ela apresenta os critérios necessários para ser considerada segura e confiável. 

Tempo de mercado

Como destacamos antes, o setor de leilões é altamente regulamentado, e o tempo de atuação já oferece uma noção inicial sobre a solidez e estabilidade da empresa nesse segmento. O Grupo VIP, por exemplo, tem mais de duas décadas de atuação nesse mercado. 

Experiência

Com tanto tempo de trabalho e especialização nos leilões, o Grupo VIP cresceu ao ponto de criar marcas e plataformas específicas para cada experiência de compra, justamente para oferecer uma jornada ainda mais fluida e livre de atritos para o consumidor. Entre as nossas marcas, destacamos: 

  • VIP Leilões — plataforma dedicada ao leilão de veículos;
  • Leilão VIP — leilões de imóveis nacionais e internacionais;
  • Hasta VIP — leilões judiciais de bens diversos;
  • VIP Direto — leilões entre pessoas físicas de bens diversos.

Reputação

Por fim, é importante avaliar o reconhecimento da empresa no mercado. Com mais de 25 anos de atuação, o Grupo VIP e as nossas marcas se consolidaram como as maiores referências do segmento, justamente por conta do nosso histórico de transparência, suporte, tecnologia e excelência na realização desses eventos. 

Seguindo esses critérios e escolhendo uma plataforma confiável, como as do Grupo VIP, você poderá encontrar boas oportunidades no mercado. Afinal, vale lembrar que o leilão pode ser mais que uma modalidade de compra, pois também pode ser visto como um método de investimento seguro e rentável.

Agora que você sabe que leilão é seguro, que tal seguir se atualizando com mais informações sobre a modalidade? Para isso, é fácil, pois basta seguir as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Posts relacionados

Deixe uma resposta