Você sabe quanto custa um apartamento? Confira aqui!

quanto custa um apartamento
6 minutos para ler

A compra de um imóvel representa a concretização do sonho de muitas pessoas de poder construir um patrimônio ou até mesmo fazer um investimento. Porém, é necessário ter muita cautela e paciência durante o processo, principalmente quando falamos de custos, já que existem alguns fatores que interferem no valor de um apartamento.

O mercado imobiliário está cheio de oportunidades, ainda mais para quem quer comprar ou vender, porém ele também está cheio variáveis que resultam na grande diferença entre os preços de imóveis disponíveis para compra e venda.

Se você não sabe muito bem quanto custa um apartamento e quer saber ainda quais fatores interferem no preço, continue por aqui que vamos te explicar neste post especial!

Como é definido o preço de um apartamento?

Localização

Um dos primeiros critérios que mais influenciam no preço de um apartamento é a localização. Em toda cidade, existe sempre aquela região que é a mais procurada e em que a demanda por unidades imobiliárias é bem grande. Ou então, aquele bairro mais popular e afastado, onde não há muita procura por imóveis.

Isso muitas vezes acontece por conta da infraestrutura que o bairro oferece, que pode proporcionar uma maior qualidade de vida para os moradores, ou então por conter empreendimentos muito luxuosos com um alto padrão construtivo. Dessa forma, o preço do metro quadrado acaba valendo mais.

Existe uma certa variação de preços até mesmo dentro do próprio bairro, porque ruas mais tranquilas terão imóveis com valor de compra maior do que áreas mais movimentadas ou mais barulhentas.

Imóveis que estão localizados mais próximos do centro da cidade e rodeados de mais estabelecimentos comerciais também têm uma grande diferença de valores se comparados a apartamentos que estão em áreas mais isoladas e que não trazem tanta comodidade assim. São todos esses fatores relacionados a localização que impactam na avaliação do bem.

Padrão

O padrão construtivo também interfere muito no valor de compra que um imóvel vai ter. Os apartamentos geralmente são divididos entre padrão baixo, normal ou alto. Isso diferencia eles com relação ao tipo de construção e aos componentes que fazem parte do empreendimento, indo de algo mais simples até algo mais luxuoso.

O padrão mais baixo contém materiais mais simples, de preço mais acessível, e os empreendimentos não são muito grandiosos, tendo muitas vezes apenas o básico necessário para um conjunto residencial multifamiliar.

Já o padrão normal conta com mais componentes, sendo um projeto mais elaborado e com mais vantagens. O padrão alto já segue uma perspectiva de imóvel luxuoso, com acabamentos e componentes de melhor qualidade. Sendo assim, o preço do apartamento vai crescendo conforme aumenta o padrão construtivo.

Tamanho

E por fim, o tamanho do apartamento é outro aspecto de grande influência para a avaliação do imóvel. O CUB (Custo Unitário Básico para Construção) é um método paramétrico para calcular o preço de uma construção. Ele leva em consideração para o cálculo diversos componentes que podem ou não fazer parte da construção. E, no final, o preço é dado em metros quadrados.

Por esse parâmetro, se um apartamento for menor que outro com relação à área construída, ele terá um valor inferior.

Como avaliar o valor de um apartamento?

Muitas vezes as pessoas acabam indo na onda do mercado e levando em conta aquele preço que está sendo oferecido, que é definido por todos os fatores que foram falados e mais alguns outros, dependendo do tipo do apartamento. Porém, não sabem se estão pagando um valor justo pelo bem.

Por isso existem alguns métodos para avaliação que podem te ajudar bastante na tarefa de saber quanto custa um apartamento e se o ele está mesmo dentro do padrão de preço.

Método Comparativo Direto de dados do mercado

Esse é o método mais utilizado para avaliar um imóvel. Ele traz atributos comparáveis de uma amostra em que o custo é dado por metro quadrado e compara diretamente com preços que foram pagos no mercado com unidades habitacionais que sejam semelhantes. É importante ressaltar que existe uma grande diferença entre os preços anunciados e os valores que realmente são pagos.

Método Involutivo

Já o involutivo é um método muito utilizado por construtoras e incorporadoras. Ele tem como base um estudo de viabilidade técnico-econômica, levando em conta diversos cenários variáveis mediante um empreendimento hipotético. Ou seja, ele mede as condições máximas para a construção do imóvel e qual a receita pode ser tirada com o empreendimento.

Método Evolutivo

O evolutivo faz a avaliação a partir de uma somatória dos valores de todos os componentes que fazem parte do apartamento. Ou seja, é feito uma soma do valor do terreno, dos custos da construção, multiplicando pelo fator de comercialização.

Por que o leilão de imóveis online é uma boa forma de encontrar preços ideais?

Os leilões de imóveis são uma forma bastante prática de se adquirir um apartamento, e ainda por cima com uma valor super em conta, visto que o valor de compra chega a ser 60% abaixo do que o preço do mercado.

Isso acontece muitas vezes quando o imóvel está com algum impedimento judicial, foi tomado por instituições financeiras ou até mesmo quando uma pessoa decide vender o seu bem. Ele acontece da seguinte forma: o imóvel é colocado para leilão, o leiloeiro faz um intermédio da disputa pelo imóvel e os interessados começam a dar os lances a partir de um preço estabelecido pelo dono da propriedade, e quem der o maior lance leva, desde que o valor oferecido atenda também a expectativa do vendedor.

O leilão pode ser presencial ou online, sendo a modalidade virtual a melhor alternativa, pois o comprador acompanha da sua casa as ofertas feitas pelo leiloeiro, dando seus lances e iniciando a negociação para a compra do apartamento no próprio site onde está sendo realizado o leilão. Fora que os preços são ideais para quem quer comprar um imóvel barato.

E aí? O que você achou do nosso conteúdo? Gostou de aprender um pouco mais sobre como avaliar quanto custa um apartamento? Ficou interessado em ver mais assuntos como esse? Então, veja aqui 3 dicas indispensáveis para você comprar um apartamento em um leilão. Até mais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-