Por que comprar terreno em leilão para construir sua casa?

terreno em leilão
6 minutos para ler

Você quer comprar um imóvel em uma região bem localizada e por um preço que caiba no seu bolso? Saiba que comprar terreno em leilão traz todos esses benefícios, além de oferecer opções com valores até 50% abaixo dos encontrados no mercado e um processo de compra transparente e seguro. 

Ao contrário do que se imagina, comprar em leilão é bem simples. No entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes para conseguir fazer o melhor negócio possível. A seguir, explicamos mais sobre as vantagens e contamos como funcionam os trâmites de compras e venda. Veja só!

Quais são as vantagens de comprar um terreno em leilão? 

Já explicamos aqui no blog como funciona um leilão de imóveis. Agora, vamos mostrar por que comprar terreno em leilão é uma ótima oportunidade de negócio e de investimento.

Preço

O atrativo mais importante, segundo Carlos Barbosa, leiloeiro e diretor comercial da Leilão Vip, é o preço. “A melhor vantagem é comprar um terreno com o menor valor possível. Em leilão você adquire imóveis com o preço muito inferior ao encontrado no mercado”, explica.

É possível comprar terrenos com valor pelo menos 30% abaixo do preço ofertado por imobiliárias. Há também a possibilidade de o imóvel ir para segunda praça — quando um bem não é arrematado na primeira tentativa e é ofertado novamente — e, assim, ter um desconto ainda maior. Em muitos casos, o comprador consegue arrematar o terreno com até 50% do valor de avaliação.

No entanto, segundo o leiloeiro, para fazer um bom negócio é preciso ter paciência e buscar todas as informações sobre a propriedade. Por isso, ele alerta para importância de ler todo o edital do leilão. É nesse documento que estão as informações de valor mínimo de lance, estado do imóvel e de quem são as responsabilidade no pagamento de impostos e outras taxas, como IPTU. 

Outro ponto em relação ao preço é a possibilidade de comprar o terreno à vista. Hoje já existe a opção de financiamento bancário para compra em leilão.

Transparência

Todo o processo de compra de terreno em leilão acontece da forma mais transparente possível. Por meio do edital, a empresa responsável oferece o máximo de informações sobre o bem leiloado. No caso de leilões judiciais, a transação começa com um documento público, emitido por um juiz. 

Um terreno comprado em leilão recebe o mesmo registro em cartório que qualquer outra transação convencional. Nos leilões judiciais, o comprador ainda recebe uma carta de arrematação, que, em síntese, se trata de um documento público de transferência e que tem a mesma força jurídica de uma transferência de imóvel por escritura. 

No mercado imobiliário tradicional, nenhuma operação de venda nasce por meio de um edital, com todas as informações sobre o bem. Dessa forma, desde a publicação do edital até a entrega da carta de arremate, o comprador tem a garantia de receber informações transparentes. 

Segurança

Ao se cadastrar no site da Leilão Vip, o comprador recebe todas as informações referentes ao processo de compra. “Nós damos todo o suporte necessário, explicamos todos os detalhes sobre como escolher o melhor negócio de acordo com o seu perfil, como dar um lance, informações sobre o bem e a documentação necessária”, explica Barbosa. 

Quem compra em leilão ainda tem a segurança de que, caso a venda seja anulada ou impugnada, receberá de volta todo o valor pago — o que garante maior integridade da transação. 

Além disso, a maioria das negociações é realizada com apoio e respaldo de Tribunais de Justiça ou grandes instituições financeiros. Isto por si só garante a procedência dos imóveis e das transações. 

Oportunidade

Comprar terrenos em leilão é uma boa oportunidade de investimento, pois tem um grande retorno financeiro e um risco muito menor do que outras aplicações. Um investidor consegue arrematar um terreno por metade do seu valor de avaliação e, depois, consegue revendê-lo de modo a ter um lucro enorme. 

Para isso não é preciso muito esforço — é possível encontrar um bom negócio sem sair de casa. Você faz tudo pelo computador, participando de um leilão online. Basta criar uma rotina de procurar editais, se cadastrar nos leilões do seu interesse e, no dia e horário marcados, dar o seu lance. 

Como comprar um terreno com a Leilão Vip?

Participar de um leilão online da Leilão Vip é bem simples. Na prática, podemos dividir esse processo em três etapas. Confira a seguir.

Cadastro

O primeiro passo é criar o cadastro no site da Leilão Vip. Para isso, basta clicar em “Cadastre-se” e preencher todos os campos necessários. Durante essa etapa também é preciso enviar alguns documentos por e-mail para garantir a segurança do leilão. O próximo passo é uma análise da documentação. Depois de concluída, o seu cadastro será liberado e você receberá todas as suas informações de login por e-mail. 

Habilitação 

Em seguida, é preciso se habilitar ao leilão do seu interesse. Essa prática é uma garantia legal de que você leu e aceitou todas as regras e condições do leilão. Por isso, é muito importante que você realmente tenha lido o documento e não apenas diga que leu. Uma vez habilitado, você concorda com todo o processo e está apto a dar um lance no lote que deseja. 

Dê seu lance

Para dar um lance é só clicar em “Dar lance” na página do leilão escolhido. Fique atento para não dar nenhum lance por engano. Além disso, os lances devem respeitar o incremento mínimo definido pela Leilão Vip e explicado no edital. Também é possível escolher a opção de lances programados, nos quais você define um valor limite e, sempre que o seu lance for superado, o próprio sistema dá outro lance automaticamente, até o seu limite definido.

Apesar de o processo de compra de terreno em leilão ser simples, é normal surgirem dúvidas durante o processo. Caso isso aconteça com você, basta entrar em contato com um dos consultores da Leilão Vip, por meio do telefone (11) 3093 – 5276, por e-mail ou no campo “Fale Conosco” no site. Eles poderão lhe orientar sobre a melhor força para você garantir um bom negócio. 

Agora que você já sabe como comprar um terreno em leilão, aproveite a visita e conheça algumas das nossas melhores oportunidades. Basta clicar aqui!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-