8 dicas para você viver em Portugal e se adaptar à cultura portuguesa

viver em portugal
6 minutos para ler

Morar em outro país é com certeza uma grande aventura. Conhecer novas culturas, outros costumes e lugares bem diferentes da nossa realidade é algo que atrai muitas pessoas. Porém, a fim de escolher bem o local e conseguir se adaptar as mudanças é necessário pesquisar e se planejar antes. E, para muitos, viver em Portugal acaba sendo um boa alternativa.

Portugal pode oferecer uma experiência de vida interessante e com muitas possibilidades no futuro, mas mudar de país não é uma coisa muito simples de se fazer. Porém, a vontade de recomeçar impulsiona muita gente a fazer as malas e embarcar nessa viagem que pode ser o início da realização de um grande sonho. Depois, é só o tempo para se adaptar e curtir as novas oportunidades.

Se você está ai pensando em viver em Portugal, continue por aqui e veja boas dicas de como se adaptar a cultura portuguesa e aprender a morar tranquilamente no novo país! Vamos lá?

1. Pesquise sobre a cidade onde você vai morar

Primeiro de tudo, você deve pesquisar sobre a cidade que pretende morar em Portugal. Os costumes são outros, o modo de viver dos portugueses é diferente dos brasileiros, então é necessário fazer uma pesquisa prévia para ter uma noção do que você poderá encontrar.

Avaliar a segurança do local é indicado, porém, Portugal é um país em que os índices de violência são baixos, ou seja, são muito poucas as incidências criminais. Analise também a qualidade de vida em Portugal. O país tem um índice de desenvolvimento muito alto, o que aumenta as condições de um vida bem melhor para a população.

Por fim, busque saber também a respeito de como anda o mercado de trabalho no local onde você pretende morar. Não dá para negar que nos últimos anos o mercado esteve um pouco retraído, porém a tendência é de melhoria para os próximos anos, fazendo com que o cenário melhore cada vez mais.

2. Busque informações com quem já visitou ou morou lá

Para ter uma noção de como é morar em Portugal, você pode consultar alguém que já morou (ou mora) lá ou então pessoas que já visitaram o país. Elas tiveram experiências reais com relação às condições do lugar, à cultura e também aos habitantes.

Sendo assim, ele poderão te passar um histórico completo sobre como é estar lá, inclusive dando dicas de como se adaptar, de acordo com as suas experiências pessoais.

3. Entenda as principais diferenças entre o idioma

O nosso idioma pode até ser o mesmo, mas o português de Portugal tem muitos aspectos diferentes se comparado ao nosso português brasileiro. Muitas palavras que eles usam lá tem sentido e significados diferentes para nós aqui, e olha que a variação linguística do Brasil é imensa.

Portanto, procure entender as principais diferenças do idioma entre os dois país, para que você não tenha problemas com a comunicação e consiga lidar direitinho quando se mudar.

4. Leia notícias locais

Em vez de acompanhar as costumeiras notícias do Brasil, passe a ler as notícias de Portugal, a fim de começar a ficar mais perto da cultura e da vida local e se manter afastado da rotina brasileira. Dessa forma, vai ficar mais fácil se adaptar e se acostumar com o cotidiano do país.

5. Explore o bairro onde você mora e outros locais da cidade

Depois que você já estiver em Portugal, vai perceber o quanto é barato conhecer o país. Depois que se instalar na nova moradia, o ideal é fazer caminhadas frequentes pela cidade, descobrindo novos caminhos para os locais que vai frequentar, experimentando os tipos de transporte.

No final de semana, aproveite para conhecer a vizinhança onde você vive e se aprofundar na cultura local. O país tem muitas riquezas e tradições espalhadas por todo lado, pois suas regiões são muito diferentes entre si.

6. Faça amigos

O momento em que você estiver explorando a cidade e a vizinhança é uma ótima oportunidade para fazer amigos. Nas grande cidades portuguesas, há um grande número de estrangeiros morando por ali e geralmente são pessoas que vem de várias partes do mundo com diferentes idades.

Sendo assim, procure por atividades e grupos relacionados ao tipo de coisa e assuntos que você gosta de fazer para poder se integrar mais fácil com os estrangeiros e principalmente os portugueses. Com isso, será possível compreender melhor as raízes do povo e começar um ciclo de amizades com muitas coisas em comum com você!

7. Use a tecnologia para matar a saudade dos familiares

Quando a saudade da família ou amigos que ficaram no Brasil apertar, você pode aproveitar das diversas facilidades que a tecnologia proporciona, afinal, ficou bem mais fácil conversar diariamente e poder manter contato com as pessoas que a gente ama.

Utilize o Skype e o WhatsApp para poder fazer chamadas de vídeo e conversar com sua família e amigos. Mesmo sendo virtualmente, essas tecnologias trazem uma experiência muito boa, com a sensação de proximidade. Isso acaba acalmando bastante o coração.

8. Deixe ser levado pela cultura e tradições locais

É muito importante também se deixar levar pela cultura e tradições locais, para ser mais fácil todo esse processo de adaptação. Portanto, não tente transformar Portugal em um pedaço do Brasil, viva todas as novidades que o país estará te proporcionando. Aproveite essa experiência para se enriquecer culturalmente, tanto com os costumes quanto com a culinária e também a forma de comunicação.

Evite fazer comparações com o Brasil e aproveite todos os momentos novos que você terá a oportunidade de viver, como passeios, viagens pela Europa, amigos e festas.

Por fim, vale ressaltar que se você seguir todos esses 8 passos que foram sugeridos não vai ter erro ao se acostumar com a nova vida em Portugal, fazendo dessa nova experiência uma grande aventura.

E aí? Gostou de aprender um pouco mais sobre como viver em Portugal? Então, que tal receber mais conteúdos como este? Para isso, assine a nossa newsletter para continuar nos acompanhando! Até mais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-