comprar carro seminovo comprar carro seminovo

Comprar carro seminovo: veja as vantagens e dicas sobre!

7 minutos para ler

O dilema, entre comprar carro seminovo ou novo, é antigo e gera boas discussões sobre as vantagens e desvantagens de cada opção. É comum ter dúvidas sobre o tema, principalmente, porque a desvalorização do veículo zero quilômetro já é bastante conhecida e, só isso, pode ser suficiente para muita gente optar pelo seminovo.

O importante, em todos os casos é fazer pesquisas, entender bem as alternativas e escolher aquela que melhor atende as suas necessidades e desejos. Mais do que isso, procurar formas de comprar o carro seminovo ideal, a um preço justo e com segurança. Uma saída interessante, por exemplo, é acompanhar os leilões online.

Você conhece essa alternativa? Além de falar das vantagens de comprar um seminovo, vamos explicar como funcionam os leilões de carros e mostrar por que você deveria considerar essa alternativa. Acompanhe!

Qual a diferença entre carro seminovo e usado?

Tem muita gente que confunde e usa as expressões como se fossem a mesma coisa. Não se engane: existem diferenças determinantes entre um carro seminovo e um veículo usado. Vamos falar mais sobre elas, antes de entender as vantagens de adquirir o seu.

Carro seminovo

O seminovo tem pouco tempo de uso, no máximo, três anos. Por isso, apresenta menos problemas mecânicos, suas peças não devem estar desgastadas e espera-se que esteja funcionando perfeitamente (a não ser que o antigo dono seja completamente descuidado, claro). Os componentes são originais de fábrica.

Além disso, para ser considerado seminovo, o carro não pode ter riscos, amassados e avarias na parte interna, como bancos, câmbio e volante. A quilometragem deve ser menor do que 20 mil quilômetros rodados nessa categoria.

Por fim, o seminovo deve ser aquele carro que teve apenas um dono. Vale lembrar que todos esses fatores devem estar reunidos para que o carro seja considerado seminovo, não só a quilometragem e o tempo de uso, ok?

Carro usado

Comprar um usado também pode ser considerado vantajoso, em relação ao zero quilômetro, já que esse último costuma perder, em média, 20% do valor de mercado assim que é retirado da concessionária. Mas ele se difere do seminovo em características importantes, que são consideradas na hora da precificação.

Tempo de uso, quantidade de donos e quilometragem são os principais itens responsáveis pela variação entre usado e seminovo. Veja como é o veículo usado:

  • mais de três anos de uso: as peças já sofreram desgaste, assim como a parte interna e acessórios;
  • quilometragem acima de 20 mil quilômetros: nesse caso, precisa ver se passou por revisões e troca de itens importantes, como pastilha de freio, pneus, suspensão e outros;
  • teve mais de um dono: esse é um fator que pode influenciar os cuidados com o veículo, dependendo de como os proprietários o conduziam.

Quais as vantagens de comprar carro seminovo?

Além de não sofrer tanta perda de valor, o seminovo costuma ter o seguro auto mais barato. O carro já está emplacado, reduzindo a burocracia e os custos com a documentação de transferência. Veja mais benefícios dessa escolha.

Preço mais atrativo

Em relação ao zero quilômetro, o preço para comprar carro seminovo é mais baixo. Por exemplo, assim que sai da concessionária, o novo custa 20% menos do que foi pago pelo comprador. Depois de um ano, a média de desvalorização é de mais 10%. Ou seja, um veículo com apenas dois anos de uso, ainda na garantia de fábrica, sai pelo menos 30% mais barato.

Qualidade do veículo

Outra vantagem é que com essa diferença de preço você pode adquirir um veículo com acessórios mais avançados e adicionais que, talvez, você não pudesse pagar no carro novo. Aqui, estamos falando até de itens como ar-condicionado, travas elétricas, câmbio automático ou semiautomático, sensor de estacionamento, bancos de couro, e por aí vai.

Como comprar seu seminovo com segurança?

Para comprar o seminovo sem ter dores de cabeça, é preciso atenção, planejamento e muita pesquisa. Para começar, leia e releia as diferenças entre usados e seminovos para não errar, pois isso vai ser determinante no valor de mercado dele. Confira outros pontos a serem observados.

Saiba o que é preciso avaliar

Comece observando como o carro se encontra e como o antigo proprietário lidava com ele. Você pode ver se há manual do fabricante e se as revisões foram feitas na concessionária, por exemplo, para se certificar de que não houve perda da garantia.

Faça uma boa análise da lataria, dos bancos, possíveis desgastes no volante e no câmbio, entre outros fatores. Se achar melhor, consulte um mecânico de confiança e verifique se não há sinais de batidas ou se as peças são todas originais de fábrica. O mesmo vale para os pneus, rodas, vidros e a parte de baixo do veículo.

Quem mora em regiões onde costuma haver enchentes também precisa ter cuidado com isso, checando estofamento e carpetes. Se possível, faça um teste drive para sentir se o carro está mesmo em condições para ser chamado de seminovo. Se não for possível, avalie bem as informações. Por exemplo, se for comprar em leilão, sobre o qual falaremos mais adiante, leia atentamente as informações do edital.

Pesquise bem os preços de mercado

Essa pesquisa será fundamental para que você entenda se realmente está fazendo uma boa compra. Primeiro, procure identificar qual é o modelo de veículo que vai atender às suas necessidades e até ao seu desejo. Então, veja o preço dele, tanto do zero quilômetro quanto o valor do seminovo no mercado.

Só aí você já vai a diferença de custo-benefício entre essas opções. Não deixe de avaliar tempo de uso, quilometragem, condições do carro e até a região de onde ele é, pois tudo isso faz diferença no valor. Lembre-se de que valores muito abaixo do mercado podem não ser seguros — a não ser que você esteja buscando em um site de leilão de carros.

Considere comprar o carro seminovo em leilão

Comprar o carro seminovo em um leilão pode ser uma excelente alternativa para economizar e encontrar o modelo dos seus sonhos a preços abaixo do mercado. O melhor é que isso pode ser feito até mesmo com financiamento.

Os leilões online trazem bastante comodidade, pois tudo pode ser feito pela internet, com muita segurança, desde que você escolha a empresa certa para fazer negócio. Todas as informações de que você precisa para saber se o veículo é realmente o que você procura devem estar presentes no edital.

Como vimos, comprar carro seminovo é uma alternativa interessante para quem deseja pagar menos por um veículo completo e em ótimas condições. Basta seguir as dicas que você leu por aqui para ter toda a segurança na aquisição. Se escolher um leilão de carros, lembre-se de checar a credibilidade da empresa, combinado?

Nós podemos ajudar você a encontrar o veículo ideal para sua compra. Tire suas dúvidas sobre o leilão de carros: entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário