Como descobrir se um perfil é fake Como descobrir se um perfil é fake

Saiba como descobrir se um perfil é fake e evite cair em fraudes

6 minutos para ler

A internet abriu inúmeras possibilidades para pessoas de todo o planeta e fez com que a forma pela qual a sociedade se relaciona mudasse completamente em poucos anos. No entanto, isso trouxe uma série de problemas que antes sequer existiam. Por isso, saber como descobrir se um perfil é fake e evitar cair em fraudes pode ser muito importante.

Muitos criminosos se aproveitam das vulnerabilidades relacionadas à segurança na web para praticar diversos tipos de golpes e fraudes. As redes sociais, plataformas que as pessoas utilizam desde para conversar com os amigos até para comprar, esse tem se intensificado nos últimos anos. Ficou com receio de ser mais um vítima no ambiente virtual? Confira, neste post, as melhores dicas para identificar perfis fakes e evitar cair em uma cilada!

Afinal, o que é um perfil fake?

A palavra fake quer dizer “falso” em inglês e foi um termo que se popularizou bastante nos últimos anos por aqui, uma vez que muitos perfis foram criados para, de alguma maneira, ludibriar os usuários tradicionais da internet e das redes sociais. O seu intuito maior, geralmente, é o de ocultar a identidade de uma pessoa que não tem a melhor das intenções.

Enquanto alguns indivíduos fazem isso simplesmente para passar o tempo ou emitir opiniões anonimamente, outros podem se valer do anonimato para promover golpes e cometer crimes, alguns com elevado potencial de gravidade. Por isso, é muito importante saber como se proteger, de forma a não amargar prejuízos e dores de cabeça no futuro.

Para que serve um perfil fake?

Agora, vamos falar um pouco mais sobre as utilizações para um perfil fake. Afinal, os meliantes podem se fazer disso, por exemplo, para promover o roubo de dados, sobretudo de cartões de crédito. Vale lembrar que as contas falsas não são apenas para se passar por pessoas físicas, mas também por empresas e vendedores, que podem obter informações de pagamento. 

Para navegar com um pouco mais de segurança, você deve estar atento à essa realidade, que ganhou ainda mais espaço com o advento da pandemia e o aumento exponencial que as transações por meios digitais experimentaram nesse período de distanciamento. Felizmente, existem algumas formas de se prevenir, como explicaremos no tópico a seguir.

Como evitar cair em fraudes?

Confira, abaixo, algumas dicas práticas para que você não caia em fraudes na internet e minimize bastante os riscos de enfrentar problemas ao navegar pela grande rede. Lembre-se que basta um deslize para que suas metas financeiras sejam severamente prejudicadas, por vezes, de forma irreversível. Veja como evitar que isso ocorra.

Verifique o perfil em outras redes

Essa é uma dica extremamente relevante e versátil, uma vez que serve tanto para avaliar uma instituição ou e-commerce que está oferecendo um produto caro com descontos quanto uma pessoa que você conheceu em um aplicativo de relacionamentos. Geralmente, quem tem um perfil em um lugar tem contas ativas em outros, como nas famosas redes sociais.

Uma empresa de leilão de imóveis, por exemplo, certamente terá que marcar presença nas principais mídias disponíveis, além de contar com um site oficial e informações bem localizáveis ao longo das páginas. Tente, pelo menos, dar uma olhada no Facebook e no Instagram, até para conferir se os dados disponibilizados batem.

Fique atento a informações incoerentes

Uma das dicas mais básicas para descobrir se um perfil é fake e evitar cair em fraudes é prestar atenção em informações incoerentes. Felizmente, não é incomum que criminosos, por mais que façam um serviço bem-feito, acabem deixando brechas e falhas, que podem ser descobertas por usuários com um olhar mais atento.

Não faz sentido, por exemplo, alguém de vinte e poucos anos ser um diretor de empresa ou um grande representante comercial, não é mesmo? Outro ponto interessante a perceber é se há uma rede de contatos estranha, uma vez que podem ser criados vários perfis falsos para que se adicionem e interajam entre si.

Realize uma pesquisa no Google

O Google é um gigante da internet e pode ser um poderoso aliado para quem não deseja cair em golpes e pretende assegurar o seu investimento , seja ele de dinheiro para a aquisição de um produto ou de tempo para conhecer uma suposta pessoa interessante. Além disso, é algo que não custa nada e pode ser feito em questão de minutos.

Pegue o nome que foi disponibilizado para você e faça uma pesquisa, avaliando minuciosamente os resultados. Com isso, poderá encontrar notícias relacionadas, citações em jornais, editais de concursos ou até mesmo processos judiciais. Se não aparecerem resultados consistentes, é um sinal claro de que algo está errado. 

Cruze e analise os dados disponíveis

Uma estratégia mais avançada para descobrir se um perfil é é analisar e cruzar os dados disponíveis. No caso de uma pessoa física, por exemplo, seria bem estranho ele falar que é de uma determinada cidade e só ter amigos adicionados de outros locais, estados ou países, não é verdade?

O mesmo vale para empresas ou e-commerces, que precisam disponibilizar o CNPJ e informações de contato e localização. Pegue o que for divulgado no site e jogue no Google, cheque o que está no Instagram com o que há no Facebook e o que é dito numa conversa direta em um aplicativo de comunicação.

Encontrei um perfil fake: o que fazer agora?

Você seguiu as dicas de como descobrir se um perfil é fake e encontrou uma empresa falsa? Então, é hora de salvar o seu dinheiro e partir para a ação. Comece denunciando na própria rede social, se for o caso, uma vez que a maioria delas contam com termos de uso que não permitem contas falsas. Basta seguir os passos recomendados pelas próprias mídias.

Se você já caiu em um golpe, não tem jeito: será preciso registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Para aumentar suas chances de minimizar o prejuízo e pegar os culpados, reúna o máximo de informações, como prints de tela, histórico de conversas e horários de postagem, para que o juiz solicite a quebra do sigilo e identificação do IP.

Gostou de aprender como descobrir se um perfil é fake e evite cair em fraudes? Então, compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta