Como evitar acidentes de trânsito? Conheça as boas práticas

como evitar acidentes de trânsito
8 minutos para ler

Saber como evitar acidentes de trânsito é muito importante para garantir ruas mais seguras e, acima de tudo, o seu bem-estar. Muitos deles acabam acontecendo por descuido ou até mesmo distração e, com algumas práticas bem simples é possível dirigir com segurança.

Neste post vamos mostrar as principais causas e como evitar acidentes de trânsito, bem como ver alguns acessórios que vieram para ajudar! Vamos lá?

As principais causas de acidentes

Sabia que 90% dos acidentes de trânsito podem ser evitados? Isso mesmo! De acordo com uma pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), imprudência ou falta de experiência são os grandes causadores desse problema. Vamos conhecer os principais? Então, continue com a gente!

Falta de atenção

A falta de atenção é uma das principais causadoras de acidentes de trânsito e, normalmente, ela está ligada a alguns motivos:

·        excesso de confiança;

·        celular ao volante;

·        som alto;

·        conversas com passageiros;

·        consumo de bebidas alcoólicas ou medicamentos.

Normalmente, quando se é novo no trânsito, há mais cuidado, afinal, não temos experiência. Porém, com o tempo, isso passa e, junto, vêm os motivos de acidentes que mostramos. Dirigir exige o máximo de atenção, principalmente quando em alta velocidade ou em regiões mais movimentadas.

Excesso de velocidade

Junto com o excesso de confiança surge outro problema, a alta velocidade. Às vezes podemos até achar que dá para correr um pouco mais, mas as autoridades de trânsito fazem vários estudos para chegar aos valores que vemos nas placas de sinalização.

Ao ultrapassar a velocidade permitida, nos colocamos em risco desnecessariamente. Para que você tenha uma ideia, um carro 10 km/h acima da velocidade precisa de aproximadamente 3 metros a mais para frear. Pode parecer pouco, mas essa distância faz diferença. Curta a paisagem e vá com calma, aproveite o momento.

Desobediência à sinalização

A alta velocidade não é a única que causa problemas. Desobedecer outros tipos de sinalização — como semáforos e placas de parada — também pode causar acidentes. Lembre-se de que essas instruções são dadas para a sua segurança e dos outros motoristas.

Se você estiver em um lugar desconhecido, por exemplo, a indicação de uma curva perigosa à frente passa a ser ainda mais importante. Um dos problemas é que existem muitas placas e nem sempre nos lembramos de todas. Quer uma dica? Sempre que isso acontecer, dê uma pesquisada na internet, vale a pena.

Ultrapassagens indevidas

Um tipo de sinalização que quando ignorada pode causar acidentes de trânsito é a de ultrapassagem proibida. É verdade que, às vezes, pode ser bem chato ficar atrás de um caminhão ou veículo mais lento, mas só ultrapasse em locais permitidos. É melhor esperar e garantir a segurança.

Mas, ainda que a ultrapassagem seja permitida, é preciso tomar cuidado. Isso jamais deve ser feito em curvas e, quando a visibilidade não é muito boa, a atenção tem de ser ainda maior. Ah, mais uma dica! Cuidado com o ponto cego do veículo ao ultrapassar, pois, pode haver um motociclista ao seu lado.

Falta de manutenção

Eis que chegamos a um dos maiores causadores de acidentes: a falta de manutenção do carro. Problemas mecânicos inesperados podem causar graves acidentes, principalmente quando eles estão ligados à direção, freios ou suspensão. Um amortecedor com defeito, por exemplo, pode aumentar a distância de frenagem consideravelmente.

Pivôs com folga, rodas amassadas e até mesmo pneus com a pressão errada podem fazer com que você perca o controle do carro, principalmente quando em alta velocidade. A falta de itens de segurança — como cintos e triângulo sinalizador — também costumam ser um problema.

4 boas práticas que ajudam a evitar acidentes

Bom, agora que você já viu algumas das principais causas de problemas e até já aprendeu algumas dicas, que tal conhecer 4 ótimas maneiras de como evitar acidentes de trânsito?

1.   Realize inspeções periódicas no veículo

Lembra-se de quando falamos da manutenção do carro como sendo uma das causas de acidentes de trânsito? A melhor maneira de evitar que isso aconteça é realizando a manutenção preventiva, na qual são feitas inspeções periódicas à procura de problemas ainda no começo, mas que podem piorar e trazer risco à segurança.

É muito importante ter cuidados com o freio, direção, suspensão e itens de segurança — como cintos e air bag. A troca do óleo também tem de ser feita no tempo certo, pois, um carro parado por aquecimento no motor pode causar acidentes e até mesmo aumentar as chances de assaltos.

2.   Pratique a direção defensiva

Praticar a direção defensiva também é importante é uma ótima dica de como evitar acidentes de trânsito. Mas afinal, o que isso significa? Esse conceito trabalha uma série de práticas que têm como objetivo evitar ou diminuir os danos causados no caso de uma batida, por exemplo.

O ideal é que o acidente não ocorra, mas, em casos em que isso for impossível, pelo menos as lesões serão menores. Lembra-se de quando falamos da falta de atenção? Esse é um dos itens tratados na direção defensiva. Quando estamos atentos, podemos prever problemas e evitar que eles aconteçam. Decisões rápidas e habilidade também precisam ser desenvolvidas.

3.   Não dirija sob o efeito de bebidas alcoólicas

Essa é uma dica bastante conhecida, mas ainda assim é sempre bom dar uma reforçada, principalmente pelo fato de as bebidas alcoólicas serem um grande problema no trânsito. Elas reduzem a capacidade e a velocidade de reação e ainda atrapalham a concentração e a atenção.

Ainda há pouco falamos sobre a atenção e a habilidade de antecipar problemas por meio da direção defensiva. Mas, como fazer isso se a bebida reduz justamente a capacidade de se concentrar? Por isso, por mais antigo que pareça, a dica ainda vale, ou seja, não dirija sob o efeito de álcool.

4.   Não dirija com sono ou sob estresse

Porém, existe outro fato que muitos motoristas desconhecem. Sabia que dirigir com sono ou estressado pode ter efeitos bem parecidos com o de estar alcoolizado? Se estiver cansado, procure um lugar seguro e descanse um pouco ou deixe que outra pessoa habilitada dirija.

O mesmo vale para o caso de estresse. Brigou com alguém ou está preocupado com alguma situação? Então, evite dirigir, pois, além de ser perigoso, você vai aumentar o consumo de combustível do carro e desgastar rapidamente componentes como os pneus e amortecedores.

Acessórios que tornam o seu carro mais seguro

E por falar em componentes, quais serão os acessórios que tornam os carros atuais mais seguros? Além do já conhecido air bag, temos vários, como:

·        freios ABS;

·        controle eletrônico de estabilidade;

·        cintos de segurança com pré-tensionador;

·        encosto de cabeça anti-chicote;

·        sistema de frenagem de emergência;

·        indicador de mudança de faixa;

·        controle de cruzeiro adaptativo;

·        indicador de fadiga;

·        sensor de aceleração e frenagem.

Todos esses sistemas fazem dos carros atuais muito mais seguros, sendo que alguns deles são capazes até mesmo de se conduzirem sozinhos por alguns segundos caso o motorista passe mal. A tecnologia tem avançado bastante, principalmente no que diz respeito à segurança.

Viu como evitar acidentes de trânsito não é uma tarefa tão difícil e, muitas das dicas só dependem de você? Então, coloque em prática tudo o que aprendeu hoje e faça das ruas brasileiras um lugar mais seguro para todos, inclusive para seus entes queridos e amigos.

E agora que você já viu como evitar acidentes de trânsito, leia nosso post e veja como saber a hora certa para trocar de carro!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-