Qual a diferença entre comprar carro em leilão e no mercado convencional?

comprar carro em leilão
6 minutos para ler

Investir em um veículo é uma necessidade para boa parte das pessoas, sobretudo para quem mora nas grandes cidades. Entretanto, nem sempre o orçamento e as nossas metas financeiras permitem que essa aquisição seja fácil. Por isso, entender a diferença entre comprar carro em leilão e no mercado convencional pode ser muito importante.

Essas duas modalidades possuem algumas características distintas e o conhecimento adequado de ambas pode fazer com que você se se surpreenda e veja como é vantajoso comprar carros em leilões. Continue lendo este conteúdo e descubra como fazer isso!

Guia para comprar carro em leilões

As principais dúvidas na hora de comprar carro em leilão

O segmento de leilões de veículos vem chamando bastante a atenção na atualidade e se colocando como uma alternativa interessante ao mercado convencional. Com um lance certeiro, é possível comprar carro barato e até revendê-lo depois. No entanto, esse setor ainda traz algumas dúvidas. Veja abaixo quais são elas.

É possível financiar um veículo em leilão?

Uma das principais dúvidas na hora de comprar carro em leilão diz respeito ao financiamento e é provável que você já tenha ouvido falar que essa modalidade de compra não é possível para veículos leiloados. No entanto, é perfeitamente possível financiar e há um grande volume de carros da VIP Leilões são leiloados dessa forma.

Embora alguns bancos e organizações financeiras tenham algumas regras para aprovar o financiamento, o histórico de leilão, por si só, não é nenhum impeditivo. Assim como qualquer compra, a instituição avalia o perfil do comprador para aprovar o financiamento.

É possível fazer seguro para o veículo?

A questão da impossibilidade de fazer seguro é outro dos mitos bastante difundidos no que diz respeito aos veículos leiloados. Porém, da mesma forma que ocorre com o financiamento, é possível segurar o carro leiloado, embora possa haver algumas restrições.

Tenha em mente que o automóvel de leilão é um bem como outro qualquer, por isso, não há nenhuma justificativa para que as seguradoras se recusem a emitir uma apólice de proteção apenas alegando esse fato.

Os carros vendidos em leilão funcionam?

Esse é outro tremendo mito que ocorre nesse segmento e que não se sustenta, até porque diversas pessoas adquirem carros para revender e fazem disso um negócio. Como os preços podem ser muito mais atrativos, muita gente tem enxergando nos veículos leiloados uma oportunidade de comprar barato e lucrar em outra negociação.

Existem opções para todos os gostos e com os mais diversos estados de conservação. Assim como temos automóveis mais velhos ou acidentados, você também encontra opções de seminovos ou mesmo zero quilometro. Ou seja, os veículos possuem a mesma qualidade do que os encontrados em revendas comuns.

Caso o carro seja batido, vindo de alagamentos ou ainda que não esteja funcionando, por exemplo, essa condição sempre estará explicitada na descrição. Além disso, o cliente pode visitar o veículo sempre um dia útil antes do leilão.

Quais as diferentes modalidades de veículo em leilão?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o leilão de automóveis e pôde solucionar algumas das dúvidas mais comuns que ainda pairam sobre esse segmento tão interessante, vamos mostrar quais são as diferentes modalidades de veículos que podem ser leiloados. Veja abaixo qual que tem mais a ver com você.

Seminovos

Os seminovos são um grande destaque em leilões. Lembre-se de que, mesmo leiloados, quando você adquire por intermédio de uma empresa séria, os veículos saem com nota de venda e documentos que comprovam quem é o proprietário. São modelos de qualidade, muitos dos quais com baixa quilometragem, cheios de opcionais e até de marcas de luxo.

Por toda essa conjuntura, você pode adquirir o seu usado dos sonhos com total segurança, sem medo de ter dores de cabeça no futuro. Apenas não se esqueça de dar uma boa olhada na avaliação, para checar qual é o real estado de conservação do modelo, até para saber se existe a necessidade de reparos ou pequenos consertos.

Sinistrados

Você já deve ter ouvido falar que os automóveis provenientes de recuperação de seguradoras são tecnicamente chamados de sinistrados. Esses veículos são uma parte significativa do universo de leilões no Brasil, embora, ao contrário do que muita gente pensa, não sejam a maioria absoluta do mercado.

Enquanto alguns desses carros podem ter sido recuperados de roubos ou furtos depois que a empresa indenizou o segurado, estando em perfeito estado, outros podem ter sofrido colisões leves (chamadas de pequena monta), medianas (média monta) ou grandes (grande monta).

Há também carros que passaram por enchentes e que, quando higienizados, podem ser totalmente recuperados. Por isso, vale a pena checar a avaliação do leiloeiro e a descrição do produto.

Sucatas

Por fim, não podemos deixar de falar sobre as famosas sucatas, pois elas também estão entre as diferentes modalidades de veículo em leilão. E, acredite se quiser, esse pode ser um segmento altamente lucrativo e com excelente potencial de valorização, sobretudo para quem tem empresas ou atua nesse ramo.

Esses são os veículos com danos de grande monta, que foram tão afetados por um ou mais acidentes que não reúnem mais as condições ideais para serem reparados, ficando até mesmo proibidos de voltar às ruas. Eles só podem ser comercializados com empresas que vendem peças ou reciclam sucata, que são cadastradas no Detran.

Como você pôde ver, existem algumas diferenças entre comprar carro em leilão e no mercado convencional. Procure a opção que mais se encaixa com as suas necessidades e que esteja dentro do orçamento que você juntou para essa aquisição!

Gostou de entender a diferença de comprar carro em leilão e no mercado convencional? Então confira os carros que temos disponíveis no nosso catálogo!

Cadastrar-se em leilão para veículos

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-