Liberação dos bens em um leilão: saiba quanto tempo demora

liberação dos bens em um leilão
6 minutos para ler

Quanto tempo leva a liberação dos bens em um leilão? Esse tipo de compra é uma modalidade cada vez mais procurada. Cheio de vantagens, ele oferece imóveis até 60% mais baratos do que os valores praticados no mercado e ainda pode proporcionar rapidez na aquisição e flexibilidade no pagamento. Para isso, no entanto, são necessários alguns cuidados, como ler o edital com atenção e tirar todas as dúvidas.

Ter todas as informações é essencial para se preparar para a compra do bem, seja ele imóvel, veículo ou qualquer outro. Isso evita frustrações após ser contemplado e lhe prepara para as etapas que fazem parte da compra.

Para lhe ajudar a saber quanto tempo demora para que o objeto de compra seja liberado, preparamos este material com todas as informações relacionadas ao tema. Ficou curioso? Confira!

Leilão de bens: veja como funciona

O leilão acontece quando bens, em muitos casos imóveis, são penhorados quando o mutuário está inadimplente. Em geral, isso acontece quando a parte financia um imóvel por meio de uma instituição bancária e não paga as parcelas previstas no acordo — mas esse não é o único caso.

O bem é, então, liberado para a venda. O valor conquistado é utilizado para quitar as dívidas com os credores e deixar o bem disponível para uma nova negociação.

Existem, ainda, casos em que pessoas físicas decidem vender seus bens por essa modalidade.

Pela variedade de situações que preveem os leilões, é fundamental que o interessado fique atento às regras e às etapas que compreendem a compra.

O edital do leilão: não deixe passar esta etapa

Este é o documento que contém todas as informações oficiais a respeito do evento e que são de interesse público.

Quem conferir o documento vai encontrar todas as regras, as datas das etapas, o valor mínimo de venda, o estado de conservação do bem, as condições de pagamento, a documentação necessária para compra, entre outros detalhes. É também aqui em que você vai conferir se o bem tem dívidas ou alguma pendência.

No caso de imóvel, é comum que alguns ainda estejam ocupados pelo devedor e essa informação também constará no edital. Esta situação não é impeditiva, mas é importante para que o comprador saiba como proceder após o arremate.

É extremamente recomendado que você leia o edital do objeto completamente para tirar todas as suas dúvidas. Ainda assim, caso alguma pergunta ainda fique sem resposta, empresas sérias do ramo oferecem todo o suporte.

A liberação dos bens: em quanto tempo acontece

Quem participa do leilão e é contemplado fica ansioso para usufruir da mais nova aquisição, que, muitas vezes, é a realização do sonho da família. Já imaginou finalmente conseguir a casa própria? Fica realmente difícil conter o sentimento de urgência. Nessa hora é preciso focar na meta atingida e esperar pelos próximos acontecimentos.

Caso o bem comprado esteja desocupado, a liberação pode ser bastante rápida. Não é necessária mudança do mutuário ou nenhuma liminar. É simples: é realizado o pagamento e, então, o comprador tem todo o direito de tomar posse. Basta realizar a transferência de propriedade e preparar a comemoração.

No caso de imóveis ocupados existem outras etapas. Há casos em que o morador, ao ser notificado a respeito da compra, providencia a mudança de forma tranquila. Em outros, muitas vezes por dificuldades financeiras, o mutuário precisa de um pouco mais de tempo.

Nessas horas é possível entrar com uma liminar ou, então, buscar um acordo amigável. Não existe um tempo preciso, mas, após o pedido de imissão de posse, tudo depende dos trabalhos do advogado, da secretaria e do juiz responsável pelo caso.

Se o comprador optar por liminar judicial, esta ocupação deve acontecer, em média, em 30 dias. É o tempo necessário para que tudo fique preparado para a mudança e para que você providencie toda a papelada.

No caso de automóveis, o arrematante deve efetuar a transferência de titularidade no prazo vigente no Código Brasileiro de Trânsito, pagando todas as taxas e pendências do bem leiloado.

A liberação dos bens: as variáveis

Conforme falamos, não existe um prazo estipulado para a liberação dos bens adquiridos por meio de leilão. Entretanto, dependendo da pressa do comprador, algumas variáveis podem indicar mais ou menos tempo para usufruto do que foi adquirido.

As variáveis são as seguintes:

  • imóvel ocupado;
  • prazo de pagamento;
  • procedimentos de transferência de posse;
  • pendências referentes ao bem leiloado;
  • tempo de expedição do mandado de entrega;
  • tempo de obtenção do termo de imissão de posse;
  • tempo de decisão da secretaria;
  • tempo de decisão do juiz responsável;
  • tempo de cumprimento do termo;
  • tempo concedido pelo comprador ao mutuário.

Tudo depende do andamento que será dado no momento pós-leilão, mas o processo completo deve ocorrer em, no máximo, 60 dias.

A compra de bens por leilão: que cuidados tomar

O leilão é uma maneira muito vantajosa de adquirir bens, sejam eles casas, lotes, apartamentos ou veículos. Ainda assim, é necessário tomar alguns cuidados para fazer um bom negócio e não cair em armadilhas.

Primeiro de tudo, é necessário ler o edital do objeto para ver se está de acordo com os termos do documento. Veja se as formas de pagamento cabem nas suas necessidades e se o objeto é, de fato, o que você precisa.

Além disso, é muito importante que você conte com uma empresa especializada e que ofereça ao comprador todo o suporte antes e também no pós-compra.

Verifique se a empresa leiloeira funciona dentro das exigências da lei para ter garantia de que tudo sairá conforme esperado. A VIP Imóveis é uma empresa sólida no ramo e que auxilia compradores e vendedores a fazer uma transação segura, tranquila e sem arrependimentos.

Agora que você sabe tudo sobre a liberação dos bens em um leilão, por que não se prepara para realizar seus sonhos e fazer um bom negócio? Entre em contato com a VIP Imóveis e veja tudo o que nossos profissionais podem fazer por você e sua família!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-