O que é leilão judicial e como funciona?

6 minutos para ler

A aquisição de um imóvel é algo que pode ser considerado como um dos passos mais importantes na vida de uma pessoa. Entretanto, até mesmo por conta da valorização do segmento e das metas financeiras de cada um, é preciso conhecer todas as opções que o mercado oferece. Mas você sabe o que é leilão judicial e como ele funciona?

Essa é uma alternativa que vem chamando a atenção de muita gente no Brasil e que pode oferecer vantagens bastante relevantes, sobretudo se você entender bem do assunto e contar com uma empresa idônea na hora de dar o seu lance. Continue lendo este conteúdo e descubra como fazer isso!

Afinal, o que é um leilão judicial?

O leilão judicial, como o próprio nome já diz, é uma modalidade que está atrelada a um processo legal, que pode ocorrer nas esferas municipais, estaduais ou federais. As ações também podem ser de origens muito distintas, como trabalhistas, criminais ou fiscais, assim como de conjunturas mais simples, como o não pagamento de dívidas.

Ele ocorre quando um juiz ou uma comarca determina que aquele determinado bem deve ser leiloado, até para que o capital arrematado possa ser usado para pagar os débitos gerados pelo antigo proprietário. Isso ocorre, por exemplo, quando um morador não quitou a taxa condominial e o dinheiro é usado para arcar com o valor devido.

São muitas as vantagens de participar de leilões judiciais, pois eles costumam reunir excelentes oportunidades para quem tiver olhos atentos e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, essa é uma opção segura, uma vez que, caso haja algum recurso ou restrições à transferência do bem, o comprador receberá o valor pago de volta. 

Como o leilão judicial funciona?

O leilão judicial funciona da mesma maneira que os leilões comuns, com a diferença que a sua origem é decorrente de uma ação judicial. Entretanto, isso não gera nenhuma diferença significativa nos itens em si, que serão negociados e vendidos da mesma maneira, contemplando aquela pessoa que fizer o maior lance no período estipulado. 

Quando o leilão judicial é online, algo que tem se tornado cada vez mais comum, a empresa que opera deve ser credenciada e ter lances automáticos com tempo extra — é o caso da Hasta Vip, por exemplo. Lembre-se de que, na maioria das vezes, os próprios órgãos judiciais anunciam os canais autorizados a ofertarem aquele bem. 

O que posso adquirir em um leilão judicial?

Um leilão judicial pode reunir uma infinidade de itens, que podem ser adquiridos, boa parte das vezes, por um valor muito abaixo daquele que é praticado no mercado comum. Uma das modalidades que vem ganhando atenção é a do leilão de imóveis, com casas, apartamentos, terrenos, sítios e lojas comerciais, entre outros. 

A diversidade não se restringe ao setor imobiliário, e você pode dar um lance, por exemplo, em automóveis, motocicletas, caminhões e tratores. Artigos de menor porte também são comumente leiloados, com destaque para computadores, aparelhos celulares, televisões, vinhos, joias, máquinas, eletrodomésticos e muito mais.

Quais as vantagens de comprar via leilão judicial?

Veja a seguir as vantagens de participar de um leilão judicial.

Descontos consideráveis no preço

Não dá para negar que uma das grandes vantagens que as pessoas buscam ao comprar via leilão judicial é que os produtos tendem a ser vendidos por preços muito abaixo do mercado. Em grandes aquisições, como no caso de imóveis ou de veículos, isso acaba gerando uma economia elevada e abre o leque de possibilidades.

Obviamente, esse desconto é bastante variável e pode ser menor se o artigo chamar muito a atenção dos interessados e receber muitos lances. Entretanto, via de regra, em um leilão o seu dinheiro vale mais e você ainda tem a segurança da quitação dos eventuais débitos anteriores com o saldo obtido por meio da transação.

Transparência ao longo do processo

Outro ponto muito relevante e que se caracteriza como uma das excelentes vantagens de comprar via leilão judicial é que, ao fazer isso com profissionais com expertise no mercado e por meio de uma empresa séria, você garante a total transparência ao longo do processo. Em negociações que envolvem altos valores, isso é fundamental.

Todas as etapas e todos os lances são cumpridos de maneira idônea e cristalina, visto que os responsáveis pela venda devem fornecer as informações dos bens que serão leiloados no edital. Além disso, é o próprio juiz que determinou a realização da venda que concederá a imissão da posse (desocupação de imóvel) para você.

Acompanhamento no pós-venda

Você não será deixado de lado depois que arrematou o bem de seu interesse, ao menos se você estiver participando de um leilão de uma empresa séria no segmento. Ela contará com profissionais especializados e com profundo conhecimento do ramo, que estarão prontos para ajudá-lo com casuais dúvidas ou problemas que surgirem.

Ao arrematar um item, você recebe as orientações necessárias, como as modalidades de pagamento, as eventuais despesas e quais serão os documentos necessários. No caso do leilão judicial, todos os credores do antigo proprietário serão comunicados, não sendo necessária a busca por protestos e demais pesquisas do gênero.

Onde participar de leilões judiciais com segurança?

Depois de ler este conteúdo, é bastante possível que você esteja interessado em dar os seus lances para adquirir algum item, em especial os imóveis. Propriedades contam com grandes descontos e imensas possibilidades de lucros. Diante dessa realidade, você não pode deixar de considerar o leilão judicial Hasta Vip.

Nossa empresa atua com total expertise e segurança nesse mercado há muitos anos, trazendo toda a confiabilidade e a credibilidade que você precisa. Além disso, oferecemos a modalidade online, que confere para o cliente a prerrogativa de fazer um excelente negócio com poucos cliques, sem sequer ter que sair da sua própria casa!

Como você pôde ver, o leilão judicial pode ser o que você estava precisando para adquirir um produto incrível, por um preço que você finalmente pode pagar.

Gostou de aprender o que é leilão judicial? Ficou interessado em participar de um? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-