Você já deve ter lido muitas notícias que falam de recall de veículos. Constantemente as marcas divulgam essas ações. Mas você sabe o que isso quer dizer? Na tradução literal, recall significa “chamar novamente”, “chamar de volta” ou só “chamar”. É um termo utilizado em diversos setores da indústria e que serve para corrigir problemas de fabricação, montagem e defeitos nos mais diversos itens. No caso de recall de veículos, isso não é diferente.
Essa é uma dinâmica bastante comum das montadoras de carro de todo o mundo e serve para reparar erros que podem oferecer risco aos motoristas e passageiros dos veículos. Quer saber melhor como isso funciona? Entender se é obrigado a atender à convocação? Continue a leitura e fique por dentro do que é o recall de veículos!
O que é o recall de veículos?
O recall de veículos é feito sempre que é identificado algum problema ou defeito que coloque em risco a vida de quem vai utilizá-lo. É comum que algum item ou equipamento do carro apresente defeitos após sua venda e, quando isso é identificado em massa, ou seja, em diversos exemplares, a empresa convoca os compradores. A ideia é oferecer o reparo de forma gratuita.
Houve muitos casos identificados no país de airbags que não funcionavam, peças que se soltavam ao serem manuseadas e outros problemas. Quando a empresa percebe esse risco, se dispõe a consertar ou repor peças que apresentem defeitos. Não é apenas bondade do fabricante: esse é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Como funciona o recall de veículos?
Como dissemos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor determina que as montadoras divulguem um edital de convocação pública quando há defeitos nas peças. Neste documento devem estar as principais informações do veículo, indicando quais são as falhas diagnosticadas e as consequências que elas podem causar ao carro e às pessoas.
Os editais devem ser divulgados em emissoras de rádio e TV a fim de atingir o maior número de pessoas possível. O site da montadora também deve ter um espaço reservado para a convocação em massa. Feito isso, cabe ao consumidor atender ao chamado e entrar em contato com a empresa.
É importante saber que um comunicado de recall tem prazo de validade, ou seja, você tem um prazo para cumprir: cinco anos a partir da divulgação. Mesmo assim, o cumprimento do recall é um dos critérios exigidos para o licenciamento do automóvel nos órgãos responsáveis, então ele deve ser feito o quanto antes, pois é possível consultar o documento do veículo.
No entanto, é necessário ter atenção: se um proprietário não responder a um chamado um ano após a notificação, terá o recall mencionado no CRLV. Por isso, se você ainda não atendeu a uma convocação de recall ou não sabe se seu veículo teve alguma falha identificada, convém fazer uma pesquisa a respeito, ou seu licenciamento só será efetivado após a comprovação do reparo feito.
Quanto o consumidor gasta com um recall de veículos?
O recall de veículos é uma convocação da montadora. Essa é uma ação necessária por conta de danos na fabricação do automóvel, por isso, os custos ficam a cargo das montadoras, concessionárias e oficinas autorizadas. Peças e reparos não devem ter custos para o consumidor.
A responsabilidade do proprietário do veículo, portanto, deve ser o de entrar em contato com a empresa e marcar um horário para que o automóvel seja reparado de forma gratuita.
Caso o consumidor tenha feito o reparo da peça danificada antes da convocação e da divulgação do edital, ele ainda pode pedir o reembolso dos custos da mão de obra e da peça substituída, uma vez que essa responsabilidade é da montadora.
Um carro na lista de recall é desvalorizado no mercado?
Pode respirar aliviado: se o seu automóvel foi convocado em uma recall de veículos, não perde valor, uma vez que ele só precisará ter uma peça substituída. Quando isso é feito, portanto, o automóvel não apresenta mais falhas e segue funcionando normalmente de acordo com sua vida útil.
Ainda assim, é importante saber que, no caso de uma venda, é possível identificar, pelo número do chassi, se o carro esteve em alguma lista de recall. Mas também é registrado o reparo e a inspeção da peça, ou seja, não é nada que possa ou deva ficar “escondido” ou que cause desvalorização do carro.
Havendo o reparo, portanto, não há ônus – muito pelo contrário. Se você acha que está na hora de trocar de carro e tem receio de comprar um veículo convocado, fique tranquilo.
As marcas têm prejuízos com o recall de veículos?
Sim. As montadoras que precisam convocar os consumidores têm prejuízos. Isso porque são diversas peças e gastos com mão de obra que não foram previstos anteriormente. É uma falha na linha de produção que gera perdas de cifras e, muitas vezes, de credibilidade com os consumidores.
Ainda assim, reparar as falhas mostra comprometimento com o consumidor e, se não for algo frequente, pode manter a imagem do fabricante intacta.
Como saber se fui convocado?
Você pode realizar uma pesquisa para saber se o seu carro foi convocado em uma recall de veículos. O site do Ministério da Justiça conta com uma lista de todos os produtos que já precisaram ser chamados para reparos no Brasil. Se ainda ficar alguma dúvida, você pode entrar em contato com a montadora do seu veículo e se certificar de que seu carro não precisa de reparos contra defeitos de fábrica.
Atenção: pode acontecer de você identificar um defeito de fábrica no seu veículo, sem que tenha havido um recall ativo, ou seja, durante a manutenção do carro. Nesse caso, você também tem direito ao ressarcimento da peça.
Para evitar que a demora do recall prejudique o consumidor, portanto, é necessário ir até o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para receber as orientações de como proceder.
Agora que você sabe melhor sobre como funciona e qual a importância de atender à convocação de um recall de veículos, conta para a gente: já deixou de atender a um chamado? Teve problemas com alguma montadora? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe um comentário e divida-o com a gente!