Tecnologia no mercado imobiliário: confira as principais tendências

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Os recursos da modernidade estão cada vez mais presentes em nossa sociedade e, dessa forma, é bem difícil encontrar alguém que não utilize a internet e aplicativos em sua rotina. Por isso, conhecer as principais tendências no mercado imobiliário pode ser muito interessante, uma vez que a tecnologia está sendo bastante usada nesse ramo.

Caso você pense em investir em imóveis ou apenas queira compreender melhor esse segmento que têm um impacto tremendo na economia brasileira, é importante ter uma boa compreensão das ferramentas que estarão disponíveis para os clientes e os profissionais do ramo. Por isso, continue lendo o post e descubra quais são essas tendências!

Compra de imóveis pela internet

Você já deve ter percebido que a compra de imóveis pela internet é uma das maiores tendências de tecnologia no mercado imobiliário. Afinal, nos dias de hoje, qualquer pessoa que está pensando em comprar, vender ou alugar uma propriedade pode abrir o navegador e fazer uma busca comparativa nos principais sites do gênero.

Esses portais dominaram o segmento e mudaram a forma de os interessados encontrarem o imóvel dos seus sonhos. Além disso, o universo digital abriu novas e interessantes possibilidades, como o leilão virtual, por meio do qual você pode adquirir casas, apartamentos, sítios, terrenos e até lojas de forma segura, sem sequer sair de casa.

Chatbot de atendimento virtual

É bastante provável que você já tenha se deparado com um chatbot de atendimento virtual ao visitar algum site na internet. Entretanto, a novidade é que você também pode se deparar com esse recurso quando quiser alugar ou comprar um imóvel. Além de agilizar o processo, essa tecnologia pode oferecer alguns recursos interessantes.

Chatbots podem ser configurados, por exemplo, para fazer a triagem de usuários indecisos, mostrando a eles as opções que estejam em sintonia com as preferências desejadas. Se a pessoa desejar marcar uma visita, o chatbot encaminha o contato para o corretor ou a empresa, dando continuidade ao processo.

Contratos digitais

A burocracia é, muito provavelmente, a maior reclamação que as pessoas fazem a respeito do mercado imobiliário no Brasil. Afinal, somos um país de enormes complexidades e, embora estejamos experimentando um processo contínuo de desburocratização, nem sempre isso é perceptível nesse segmento.

Por isso mesmo, os contratos digitais são uma tendência que consegue oferecer uma excelente praticidade, mas sem deixar de lado a segurança. Assim, tudo é feito remotamente, por e-mail, que pode ser aberto por meio de um smartphone, tablet ou computador, reunindo as assinaturas das partes, onde quer que elas estejam.

Realidade virtual

A realidade virtual parecia um tema de ficção científica há alguns anos, mas o futuro chegou e ela já é uma das maiores tendências de tecnologia no mercado imobiliário. É evidente que, quando alguém deseja comprar um imóvel, é preciso separar um bom tempo para fazer as visitações e conhecer as opções disponíveis.

Entretanto, tudo mudou e hoje você pode fazer um investimento certeiro, mesmo sem ir presencialmente até o local. As visitas virtuais permitem visualizar cada espaço da unidade, sendo possível verificar até mesmo as possibilidades de decoração. Essa prática deixa os clientes muito mais animados e ajuda a fechar negócios mais rápido.

Fechaduras digitais

As fechaduras digitais são outra das principais tendências de tecnologia no mercado imobiliário e é bem possível que você já tenha se deparado com esse tipo de solução em algum lugar. Especialmente nos grandes centros urbanos ou em cidades com índices elevados de roubo, já é bem comum a utilização desse recurso.

Infelizmente, o Brasil ainda enfrenta problemas com a criminalidade, em especial roubos e furtos em casas ou apartamentos. Ao instalar uma fechadura digital, você não corre o risco de perder sua chave e evita que ela seja copiada. Dependendo do modelo, só tem acesso ao espaço interno quem colocar a senha ou tiver a impressão digital autorizada.

Imagens 360º em sites

Como dissemos anteriormente, muitas pessoas, quando desejam comprar ou alugar uma propriedade, já partem para a pesquisa online, visitando portais imobiliários ou sites de empresas do setor. Por isso mesmo, contar com recursos que melhorem a experiência do usuário acaba fazendo uma boa diferença.

As imagens 360º são um exemplo disso, pois permitem que os visitantes vejam os ambientes com riqueza de detalhes. Vale lembrar que também é possível disponibilizar imagens 360º da rua onde a propriedade está localizada, o que permite ao interessado se familiarizar com as redondezas e evita surpresas em uma visita presencial.

QR code em placas

Talvez você tenha um aplicativo de leitura de QR code no seu celular, tendo em vista que esse recurso tem sido muito utilizado. Inclusive, existem países que utilizam esse recurso para fazer pagamentos, mas, no Brasil, é comum que a sua principal aplicação seja a de compartilhar informações e dados exclusivos.

Quando você coloca o QR code em uma placa de anúncio de vendas ou locação de um imóvel, uma pessoa que esteja passando pelo local pode escanear e receber, por exemplo, um conteúdo com fotografias, descrição das características e outros elementos da propriedade.

Drones para captação de imagens

Por fim, os drones para captação de imagens são outra poderosa tendência de tecnologia no mercado imobiliário. Esses aparelhos estão em alta no mercado e permitem que empresas e profissionais do ramo captem fotografias incríveis das unidades disponíveis, mostrando e realçando quase todos os seus diferenciais.

Aliás, além do bom preço, contar com boas fotos é outra das excelentes vantagens de participar de leilões judiciais, visto que esses imóveis costumam ser muito bem descritos e exibidos pela empresa que está fazendo a venda. Dessa forma, você sabe exatamente o que está comprando e tem a oportunidade de fazer uma boa compra!

Essas são algumas das principais tendências no mercado imobiliário. Se você está interessado em comprar um imóvel, aproveite ao máximo todos os recursos oferecidos pela tecnologia e faça um bom negócio.

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