vender carro pelo melhor valor vender carro pelo melhor valor

Como vender o carro pelo melhor valor em leilões? Descubra!

6 minutos para ler

Há não muito tempo, conseguir um comprador para o seu carro era uma tarefa que exigia tempo e paciência. Hoje, com a ajuda da tecnologia, vender carro pelo melhor preço é mais simples do que pode parecer. Nesse contexto, a venda em leilão é uma boa alternativa para quem precisa levantar dinheiro de forma rápida e sem complicações.

Para ajudar a conseguir o melhor preço no seu veículo, vamos trazer algumas dicas importantes que vão ajudar a valorizar o seu automóvel. Entre elas, como fazer um anúncio atrativo, usar fotos de qualidade, realizar vistoria ou avaliação técnica e caprichar na descrição. Portanto, se você precisa vender seu carro, confira abaixo tudo que você tem que saber!

Vale a pena vender meu carro num leilão?

Sem dúvida, a resposta é sim! Apesar de, no imaginário popular, os leilões ainda serem vistos com desconfiança, a realidade é que eles são seguros e confiáveis. Uma equipe entrará em contato para ajustar os detalhes e garantir que tudo vai ocorrer dentro da lei. O dinheiro pago pelo carro também será devidamente depositado no prazo combinado, evitando os problemas que você teria numa venda particular.

Sendo assim, basta você entrar no site de uma casa de leilões, cadastrar o veículo, passar as informações necessárias e estará participando do processo. Porém, para conseguir o melhor preço no seu carro, vale a pena acompanhar algumas das dicas que daremos abaixo. Elas vão ser importantes na hora de realizar o cadastro, ajudando a chamar a atenção de possíveis compradores. E, mais importante que isso, ao seguir esse passo a passo, você vai criar um vínculo de confiança com o comprador. O que será muito útil quando ele for dar os lances.

Quanto o seu carro vale?

O primeiro passo para conseguir vender carro pelo melhor valor é saber o quanto ele vale de verdade. Isso nos ajuda a não criar expectativas falsas com relação ao montante que será recebido ao final do leilão e evita frustrações.

Para fazer essa consulta, pode-se procurar a tabela Fipe ou baixar aplicativos que fazem a busca por você. Porém, é importante ressaltar que o valor que aparece nessas consultas diz respeito à média praticada no mercado. Isso significa que, dependendo do estado do seu automóvel, ele pode valer mais ou menos. Dito isso, se você é cuidadoso com o seu carro, sempre fez a manutenção corretamente, evitou mesmo os pequenos arranhões, é possível conseguir um preço maior que o praticado na média.

Como fazer um anúncio atrativo?

Nesse espaço, você deve descrever em detalhes todos os acessórios, o estado geral do veículo e outras coisas relevantes que quiser informar. Sobre os acessórios, diga se o carro tem ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, câmbio automático, rádio, equipamento de som etc. Ao descrever o estado geral do veículo, informe se ele tem alguma avaria, mesmo que pequena, e onde fica esse problema.

Para finalizar, traga outras informações que podem interessar ao comprador. Caso você seja o único dono do automóvel, vale informar. Outro ponto interessante a ser destacado é se você fez todas as manutenções dentro do prazo, com troca de óleo e filtro no período certo. Mas, lembre-se de ser honesto nas descrições feitas.

Como fazer boas fotos carro?

Agora que você já sabe quanto seu carro vale e como escrever o anúncio, é hora de tirar as fotografias para chamar atenção dos compradores. Tire boas fotos de todos os ângulos possíveis. Não se esqueça de mostrar a dianteira, as laterais, a traseira e as rodas. O interior do veículo também é importante e deve se fotografado em detalhe. Isso ajuda a criar um vínculo de confiança com o comprador e mostra que você está sendo honesto em seu anúncio. Se o seu carro for o que ele está procurando, com certeza fechará negócio.

Se houver algum amassado ou peça danificada, não esconda. Mostre isso nas fotos e descreva no anúncio. Outra dica para as fotografias é escolher um fundo neutro, como um muro ou praça. Dessa forma, seu carro será o destaque nas imagens postadas. Por fim, vale lembrar que as fotografias devem ser tiradas em local bem iluminado para facilitar a visualização de todos os detalhes. Portanto, evite locais fechados ou escuros. Uma última dica é fotografar sempre com a câmera ou o celular deitados, na horizontal.

Para que fazer uma avaliação técnica?

Como você já deve ter percebido nos pontos anteriores, uma das melhores formas de atrair um comprador num leilão é mostrar que seu carro merece confiança. Além de todo o discricional e as fotos que já falamos, uma avaliação técnica ou vistoria podem ajudar a estabelecer esse vínculo. Assim, você se destaca entre os demais vendedores.

Ao disponibilizar uma avaliação ou vistoria, fica atestado que seu automóvel funciona corretamente e que cumpre todos os aspectos legais. Isso porque nesse tipo de avaliação, seu veículo será testado e todos os documentos e possíveis pendências serão checados. Com um laudo como esse em mãos, o comprador pode ficar tranquilo para fechar negócio sem se preocupar com problemas futuros.

Para finalizar, antes de colocar seu carro num leilão, verifique se a empresa leiloeira é confiável. Faça uma pesquisa na internet e pergunte para outras pessoas que já usaram o serviço. Agindo desse modo, você vai ficar mais tranquilo durante todo o processo. Além disso, certifique-se de que a empresa oferece todo o acompanhamento necessário e as explicações que você desejar. Uma vez que transações com veículos envolvem bastante dinheiro, é importante evitar surpresas como taxas que não foram comunicadas inicialmente.

Tenha todos os documentos do carro separados e conferidos para entregar ao novo dono. Dificultar imprevistos vai te deixar mais tranquilo na hora da venda. Em resumo, capriche na descrição e nas fotos, faça uma vistoria técnica e não deixe de informar sobre possíveis problemas que o carro tiver. Unindo todas essas dicas e uma casa de leilão confiável, sua venda tem tudo para ser um sucesso.

Agora que você está por dentro de todos os detalhes de como vender carro pelo melhor preço em leilão, que tal conhecer mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe uma resposta