Documentos para comprar carro usado ou seminovo: saiba quais são os necessários

documentos para comprar carro
6 minutos para ler

A aquisição de veículos é uma etapa comum na vida de muitos brasileiros. No entanto, esse processo ainda gera algumas dúvidas entre os consumidores, que desconhecem os principais documentos para comprar carro. Foi pensando nisso que elaboramos este post, em que listamos tudo que é exigido antes e após essa transação. 

Dessa maneira, garantimos que você saia desta leitura bem informado, reconhecendo tudo o que precisa para fazer negócio, sem estresses ou situações inconvenientes. Não perca tempo e entenda mais sobre o tema!

Os principais documentos para comprar carro

Vamos começar falando sobre os documentos de pré-aquisição, necessários durante a fase de negociação — e que são fundamentais para que você tome a decisão de compra. O objetivo aqui é escolher o carro certo, garantindo que esse modelo esteja em dia. Isto é, sem pendências que possam prejudicar você no futuro. Veja só!

CRLV

Essa é a sigla para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, que se refere, basicamente, à identidade do automóvel em questão. Por conta disso, esse é o documento que autoriza legalmente a circulação do veículo pelas ruas.

Comprovantes do IPVA

Já o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, sendo uma obrigação financeira do proprietário para com o Estado. Esse tributo tem um valor proporcional ao preço do veículo — além de mudar seu percentual de acordo com o Estado de licenciamento.

Os comprovantes do IPVA são os recibos de quitação desse imposto, comprovando a regularidade dos últimos três anos. Para atender a essa exigência, é comum que o antigo proprietário apresente um comprovante para o ano atual e duas cópias referentes aos dois anos anteriores.

Comprovante do DPVAT

O DPVAT é um seguro obrigatório para todos os proprietários de carros, sendo uma apólice para danos pessoais causados por veículos. O pagamento desse seguro é realizado todos os anos, sendo um custo agregado ao licenciamento anual. Para o carro estar apto à venda, ele precisa estar com esse débito em dia.

Via de importação

Já aqui, temos uma exigência exclusiva aos veículos importados. Nesse caso, os antigos proprietários deverão fornecer a quarta via de importação, comprovando a legalidade fiscal do desembarque do modelo no Brasil.

Certificado de Transferência

Esse é o documento que inicia a transferência de titularidade do veículo do antigo dono para o novo. Por conta disso, o recibo deve ser preenchido, datado e assinado por ambas as partes do negócio, com autenticação no cartório.

Extras

Por último e não menos importante, podemos destacar os históricos veiculares. Ainda que não sejam uma obrigatoriedade, alguns vendedores disponibilizam o laudo de seus modelos, demonstrando a procedência do automóvel e assim, comprovando que ele nunca esteve envolvido em acidentes, roubos ou situações afins.

Os documentos necessários após a compra do carro

Então, digamos que tudo saiu como o esperado e a aquisição foi feita. Quais são os próximos passos? Bom, esse é o momento para reunir outros documentos e se preparar para novas etapas.

O pós-compra é uma fase de transferência de propriedade, quando você e a outra parte fazem os procedimentos necessários para regularizar o carro no seu nome. Confira!

Identificação

Primeiro, você deverá organizar os seus documentos de identificação, apresentando as versões originais e cópias do seu CPF e RG. Nesse caso, vale lembrar que todo esse processo será feito no DETRAN da sua região.

Comprovante de endereço

O comprovante de residência também precisa ser apresentado em via original e copiada. Comprovantes válidos são faturas de cartões de crédito, contas de telefonia, internet, luz e água — desde que estejam atualizados, ou seja, emitidos nos últimos 90 dias. 

Formulário do RENAVAM

De certa forma, o RENAVAM é uma espécie de “certidão de nascimento” para o veículo, sendo uma identificação que ele carrega desde sua fabricação. A sigla simboliza o Registro Nacional de Veículos Automotores. Já o formulário pode ser encontrado no portal do DETRAN da sua região, em que deverão ser preenchidas e impressas duas vias originais para realizar a transferência.

Laudo da vistoria

Nada mais é do que uma certificação realizada por um inspetor, que atesta que o veículo está devidamente identificado. Esse documento deve ser apresentado em sua via original, exatamente como saiu da vistoria.

CRV

O Certificado de Registro do Veículo precisa ser apresentado em seu formato original, constando as assinaturas do vendedor e comprador, já autenticadas no cartório.

Comprovante de quitação de débitos

Como sugere o nome, esses documentos atestam que o veículo não tem nenhuma pendência fiscal, tributária ou judicial, estando, portanto, apto a ser transferido para o novo dono. Esses comprovantes também devem ser apresentados em suas vias originais.

A importância da escolha do local da compra

Por conta de tudo isso, comprar carro barato é um negócio que exige muita confiança entre as partes envolvidas. É por esse e tantos outros motivos que você, enquanto consumidor, deve se manter atento ao ambiente que escolherá para adquirir os seus próximos veículos.

Além do atendimento ser um forte indicativo da qualidade e transparência desse vendedor, você também deve priorizar o suporte oferecido na resolução de dúvidas e problemas que possa ter ao longo da transferência, sendo importante encontrar um empreendimento que esteja comprometido com a sua satisfação.

É com isso em mente que você deve considerar a VIP Leilões como o portal para a aquisição dos seus próximos modelos. Afinal de contas, acumulamos mais de duas décadas de experiência, oferecendo uma plataforma séria, confiável e eficiente.

Para além disso, vale destacar que nós oferecemos o melhor suporte para os clientes que desejam comprar carro online. Aqui, você aproveita facilidades como a vistoria de documentos à distância, além de todos os serviços de despachante, unindo praticidade e competência.

Tudo isso é realizado com a maior versatilidade possível, com mais de 20 leilões mensais e 35 mil veículos em estoque, representando um mar de oportunidades para a sua próxima compra. Então, agora que você já conhece todos as etapas e documentos para comprar carro, não perca a oportunidade de fazer essa experiência ser mais prazerosa, fácil e rápida.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos facilitar as suas próximas aquisições!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-