leilão online e presencial leilão online e presencial

Leilão online e presencial: entenda a diferença entre eles

6 minutos para ler

Nos últimos anos, o mercado dos leilões se encontra em um crescimento constante e, devido à introdução de tecnologias mais avançadas, diferentes modalidades de leilão, como leilão online e presencial, estão disponíveis para quem quer vender algum item e para quem quer adquiri-lo a preço mais acessível.

Originalmente, os leilões eram apenas presenciais, porém, em função da evolução da tecnologia, começou a ser realizada a modalidade online, que é o modelo de negócio de muitos empreendimentos atualmente.

Como há muitas dúvidas sobre a diferença entre leilão online e presencial, preparamos este post para esclarecê-las. Acompanhe!

O que é leilão online?

Devido à introdução da internet, quase tudo que se encontrava somente no mundo real, passou a ser virtual, aumentando de forma significativa seu alcance e capacidade. E, com o setor de leilões, não foi diferente.

Na categoria online, os lances podem acontecer somente via web, por meio da plataforma de leilão, e é possível controlá-los pelo sistema da organização, que assegura toda transparência e segurança. Dessa forma, o participante com acesso à internet pode fazer a oferta de lances de onde estiver.

O que é leilão presencial?

O leilão presencial é a modalidade mais tradicional, ou seja, é dessa maneira que os leilões são feitos desde a criação. Os presenciais são realizados em um ambiente físico definido de forma prévia pela instituição que fica responsável pelas vendas. Inclusive, os seus lances só podem ser realizados de modo presencial, com a mediação de um leiloeiro.

Quais as diferenças entre leilão online e presencial?

Existem algumas diferenças importantes entre eles a serem consideradas. Veja!

Preços

No leilão online, a tecnologia faz a vez do pregoeiro em operações de lances em um leilão eletrônico. Porém, não é somente isso. O software robô para pregão eletrônico atua desde a procura de editais, até a definição de valor de venda mínimo e envio de lances, além de fazer o acompanhamento de toda a disputa de preços.

Já no leilão presencial, após a etapa de credenciamento, começam os lances verbais. Dessa forma, os participantes podem dar lances para aumentar o seu valor e ganha quem chegar a uma proposta mais atrativa. Os lances são finalizados apenas com a ausência de manifestações de melhores preços, independentemente do tempo exigido para isso.

Comodidade

No leilão presencial é possível acompanhar todo o leilão ao vivo, além de poder analisar todos os detalhes do produto mais minuciosamente, a fim de observar se corresponde de fato com o que você deseja. Além disso, você consegue levar o seu produto para sua casa no momento em que você realiza a sua compra.

Enquanto no leilão online há a comodidade de não ser necessário se deslocar até o lugar do evento, pois é possível acompanhar tudo pelo site. Porém, é preciso agendar com o leiloeiro a retirada do seu produto.

Cadastramento

Em um leilão presencial, é possível se cadastrar no mesmo dia do evento, sendo necessário apenas a documentação exigida para participar. No caso do leilão virtual, é preciso realizar um cadastramento. Para conseguir acessar ao leilão, o interessado receberá um login e senha.

Dessa forma, ao longo do processo, é possível clicar em valores pré-determinados ou fazer a inserção de preços para os bens, por mais que o leilão ainda não tenha iniciado. Inclusive, os lances se tornam visíveis para os outros interessados.

Vantagens

Como vimos, em um leilão presencial, os interessados devem estar fisicamente no local em que será feito o evento. Assim, uma das grandes vantagens é que a pessoa arrematante consegue se inscrever alguns minutos antes de ser realizado o pregão, se estiver com os documentos em ordem.

É importante ressaltar que cada leilão apresenta regras específicas, que precisam ser consultadas por meio do edital publicado pelos seus organizadores. Nesse tipo de leilão, o pregoeiro fica responsável por todos os atos da sessão, como condução da fase de lances e classificação de propostas.

No caso do leilão online, há a vantagem da inexistência de vendedores, e o participante não fica sob pressão, pois não há pessoas tentando vender algo que você não necessite de fato, sendo você quem decide o que quer ver e adquirir. Além disso, ele assegura a privacidade do comprador e de todos os seus dados.

Desvantagens

No caso do leilão presencial, uma das maiores desvantagens é uma certa restrição em relação à competitividade de preços. É preciso ainda levar em consideração a necessidade de uma representação na sessão, se houver interesse do participante em dar lances. Isso pode gerar custos com deslocamento até o local da sessão, assim, é importante avaliar o custo-benefício ao se optar por essa modalidade de leilão. 

Já a desvantagem do leilão online é que o usuário pode ser obrigado a encaminhar outros documentos, a fim de comprovar a regularidade do leilão eletrônico, demandando um tempo maior para verificação dos documentos para a regularização do licitante — ao contrário do leilão presencial, no qual esse processo é realizado durante a sessão. Além disso, é preciso estar sempre atento à possibilidade de golpes virtuais. Por isso, a participação em um leilão online deve ser feita por meio de uma empresa responsável, que seja de confiança e tenha tradição no mercado. 

No caso do leilão presencial, uma das maiores desvantagens é uma certa restrição em relação à competitividade de preços. É preciso ainda levar em consideração a necessidade de uma representação na sessão, se houver interesse dos licitantes de dar lances. Isso pode gerar custos com deslocamento até o local da sessão, assim, é importante avaliar o custo-benefício ao se optar por essa modalidade de leilão. 

Agora ficou muito mais fácil saber diferenciar leilão online e presencial, não é mesmo? O fato é que participar de um leilão é uma excelente oportunidade para adquirir bens de consumo por um valor reduzido e conseguir economizar dinheiro.

Contudo, é importante lembrar que é preciso escolher uma empresa de renome no mercado de leilões como a Vip Leilões, independente da modalidade escolhida. Ela está no mercado de leilões judiciais e extrajudiciais há 21 anos, atuando em 31 grandes cidades em 16 estados do território nacional.

Agora que você sabe por que escolher os leilões da Vip Leilões, não perca mais tempo e entre em contato conosco para conhecer as melhores opções de negócio!

Posts relacionados

Deixe uma resposta