Comprar imóvel para alugar é uma boa ideia? Entenda!

Comprar imóvel
6 minutos para ler

Investir no mercado imobiliário não chega a ser uma novidade para boa parte das pessoas, uma vez que esse setor é amplamente conhecido no Brasil, justamente, por oferecer elevada segurança e um bom potencial de valorização em longo prazo. Pensando nisso, escrevemos esse post debatendo se comprar imóvel para alugar é uma boa ideia.

Nos últimos tempos, muita gente tem feito isso como forma de investimento e também com o intuito de conseguir uma nova fonte de renda passiva, recebendo o valor devido pela locação ao final de cada mês. Você também está cogitando essa possibilidade? Então não deixe de conferir esse artigo!

Afinal, comprar imóvel para alugar é interessante?

A resposta para essa pergunta depende, obviamente, de uma série de fatores, como o seu perfil de investidor e o orçamento disponível. No entanto, não é difícil afirmar que, via de regra, essa é sim uma excelente escolha, visto que o mercado imobiliário brasileiro é bastante seguro e tem o costume de se valorizar com o passar do tempo.

A coisa fica ainda melhor se você tiver bons olhos para esse investimento, sabendo garimpar as melhores oportunidades e analisando quais são os locais que estão em crescimento ou recebendo investimentos, sejam eles do setor público ou privado. Nessas situações, uma boa renda passiva com uma futura locação é quase garantida.

Quais as vantagens de comprar imóvel para alugar?

Agora que você já sabe melhor se comprar imóvel para alugar é uma opção interessante para você, vamos apresentar algumas das vantagens que terá se juntar dinheiro e adquirir uma casa, apartamento ou mesmo loja comercial com o intuito de obter renda por meio de uma futura locação. Veja abaixo.

Geração de patrimônio

A compra de um imóvel para alugar também é uma forma de gerar patrimônio para você e sua família, algo imprescindível em dias tão turbulentos e com crises econômicas constantes como os de hoje. Sendo assim, tenha em mente que se tornar proprietário é sinônimo de arriscar pouco e ganhar bastante em médio e longo prazos.

O segmento passa bem por esses momentos complexos, justamente por oferecer grande segurança. Isso faz com que seja praticamente impossível que uma casa, apartamento, terreno ou loja comercial passe a valer menos do que a quantia pela qual foram comprados. Dessa maneira, você e as pessoas que ama estarão tranquilos por décadas.

Obtenção de renda passiva

Não dá para negar que a maior das vantagens de comprar imóvel para alugar é a obtenção de renda passiva. Afinal, é para isso que boa parte das pessoas faz esse tipo de aquisição e essa acaba sendo uma maneira de complementar o orçamento ou até de arrumar uma nova forma de se sustentar, dependendo do caso. 

Como se isso não bastasse, quando você está alugando sua propriedade para terceiros, você evita que o local fique parado e são eles que passam a ser responsáveis pelos impostos, taxas de condomínio, gastos de manutenção, além de terem a obrigação contratual de devolver o lugar nas mesmas condições em que receberam.

Potencial de valorização

Cada pessoa investe de acordo com o seu perfil e suas metas financeiras. Enquanto os mais arrojados apostam nas ações de curto prazo na bolsa de valores, os mais tradicionais podem optar por investimentos como Tesouro Direto ou Fundos de Renda Fixa. Porém, o setor imobiliário tem um potencial de valorização maior do que muitos imaginam. 

Ainda que isso possa levar algum tempo e não ser tão rápido quanto no mercado de valores, existem situações e conjunturas que podem trazer mais celeridade para o processo. Isso ocorre, por exemplo, em bairros com alta demanda, regiões que estão recebendo investimentos ou espaços com localizações estratégicas.

Quais as dicas para comprar imóvel para alugar?

Até aqui você entendeu o quanto é vantajoso investir em imóveis para alugar. Mas antes de sair adquirindo novas propriedades, é preciso tomar alguns cuidados para que o investimento realmente seja bem-sucedido. Para complementar o conteúdo, vamos dar algumas dicas práticas para que você possa obter um bom retorno e não faltem interessados em locar sua propriedade. Acompanhe.

Analise a localização

Muitos especialistas do mercado imobiliário consideram a localização como o item mais determinante na precificação e no interesse por um imóvel. Definitivamente, eles têm muitos motivos para isso, visto que mesmo unidades muito parecidas podem ter preços completamente diferentes dependendo do bairro ou até da rua.

Com esse conhecimento em mente, você precisa avaliar, por exemplo, se a propriedade é bem atendida pelos serviços essenciais, como energia, água e internet.  Outro fator que influencia diretamente é a proximidade de alguns comércios, como bancos, , academias de ginástica, mercados, farmácias, restaurantes e assim por diante.

Faça pequenos reparos

Outra das melhores dicas para comprar imóvel para alugar é não ter medo de fazer pequenos reparos. Tanto unidades residenciais quanto comerciais podem estar com um preço bem mais atrativo quando o estado de conservação não é dos melhores e, com um pouco de trabalho e esforço, você pode deixar o local incrível.

Também é uma oportunidade de atualizar a unidade e deixa-la em melhor consonância com os princípios de arquitetura moderna, que primam pela praticidade. Eventualmente, derrubar algumas paredes não estruturais, melhorar a iluminação natural ou até mesmo uma demão de tinta podem fazer verdadeiros milagres!

Participe de um leilão

Por fim, se você pensa em comprar uma propriedade para alugar e obter uma renda passiva, você não pode deixar de cogitar a participação em um leilão de imóveis. Essa é uma opção que está em alta no mercado e angariando cada vez mais interessados, pois oferece unidades bastante vantajosas por preços bem interessantes.

Você não terá dificuldade em encontrar casas, apartamentos, lojas ou terrenos com lances iniciais muito abaixo da média de mercado. Dependendo do caso, você pode fazer o arremate pagando até 40% do que pagaria em um financiamento ou até menos. Encontre uma empresa com credibilidade no mercado e faça seu cadastro!

Como você pôde ver, na maioria das vezes, comprar imóvel para alugar é sim uma ótima ideia e vale muito a pena. Para tanto, o mais importante é fazer uma ampla pesquisa de mercado e saber o que você deseja, o que ajuda a realizar uma aquisição segura e que traga o lucro esperado.

Gostou de descobrir as vantagens de comprar imóvel para alugar? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário ou sugestão aqui no blog!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-